COVID-19 Saúde

“Obedeçam o isolamento social”, recomenda infectologista da Prefeitura de Taubaté

Em entrevista, Dra. Maria Ângela pede que população siga recomendações e que permaneçam em casa


Em 19/03/2020 18:49 por Mário Pereira


“Obedeçam o isolamento social”, recomenda infectologista da Prefeitura de Taubaté
Dra. Maria Ângela Barguil esclarece dúvidas sobre novo coronavírus (FOTO: Divulgação/ PMT)

A cidade de Taubaté registrou na última quarta-feira (18), o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19). Nesta quinta-feira, o comércio na região central da cidade já mostrou um movimento menor, seguindo as recomendações da Prefeitura Municipal. Já o Taubaté Shopping anunciou a suspensão das atividades, acompanhando pedido do Governo do Estado de São Paulo. Por conta desses novos acontecimentos e da conscientização maior sobre o isolamento social, o Guia Taubaté entrevistou a Dr.a Maria Ângela Barguil, médica infectologista da Prefeitura de Taubaté.

Confira abaixo a entrevista, com esclarecimentos da profissional sobre remédios, medidas a serem adotadas durante o isolamento social e as possibilidades para que o problema seja enfrentado.

Guia Taubaté: A Prefeitura confirmou ontem (18/03) o primeiro caso da Covid-19 em Taubaté. O que muda a partir de agora em relação as medidas já adotadas?

Dra. Maria Ângela Barguil: A Prefeitura já estava fazendo uma série de medidas, visando conter a entrada do vírus. Esse caso (confirmado) especificamente, ele viajou para o exterior e voltou e começou a desenvolver os sintomas. Então as medidas continuam as mesmas: manter o isolamento de 2 metros das pessoas; tossir ou espirrar no antebraço; evitar aglomeração de tudo quanto é jeito, etc. Por enquanto, até essa entrevista, não temos caso de transmissão sustentada em Taubaté, mas a gente sabe que as pessoas estão ficando preocupadas. Agora, deve-se evitar alguns pânicos, igual ontem (18/03), que se formou filas e filas para correr atrás de álcool em gel. Isso não deve ser feito, as pessoas devem evitar esse tipo de postura. Até porque a previsão maior é com a lavagem das mãos. Se é um lugar que não pode lavar a mão, aí você faz a higienização com álcool em gel, mas o padrão ouro é a lavagem correta das mãos, com água e sabão. Nesse primeiro momento, eu acho que não muda nada do que já está sendo feito. A Prefeitura já está se preparando, aumentou leitos no Hospital Universitário, está criando call center para informação da população. Basicamente, as medidas ainda não mudam.

Guia Taubaté: As pessoas que estão com sintomas leves e optam pelo isolamento social, o que elas devem fazer enquanto isoladas?

Dra. Maria Ângela Barguil: As pessoas devem ficar dentro de casa, em ambiente ventilado. De preferência não ter contato com a parte externa da residência, somente em caso extremamente necessário. A única medida que a gente sabe que foi eficaz [em outros países] foi o isolamento social. Quanto mais cedo ele foi instalado, menor foram os casos de coronavírus em determinados países. A população precisa ficar em casa e evitar sair desnecessariamente. Principalmente nessas loucuras de todo mundo sair atrás de tudo [em supermercados, farmácias e lojas]. Não tem necessidade, tenham calma!

Guia Taubaté: Uma dúvida que surgiu em meio às prevenções ao Coronavírus é em relação aos remédios. As pessoas que sentirem sintomas de gripe, devem continuar fazendo uso desses medicamentos normalmente utilizados?

Dra. Maria Ângela Barguil: Gripe não trata com esses remédios. Eles tratam os sintomas da gripe, é importante colocar isso para a população. O remédio que trata a gripe é o tamiflu, que a gente já fornece para os casos que têm medicação. Nos outros casos, você vai tomar antitérmico para febre, eventualmente um analgésico para tirar uma dor de cabeça. Tem uma profusão de remédios no mercado, que via de regra é uma mistura de várias coisas, mas eles não estão tratando gripe, eles estão tratando os sintomas da gripe e a gripe continua. Assim como a gripe tem começo, meio e fim, a mesma coisa vai ser o coronavírus. O coronavírus é um vírus de resfriado. Se as pessoas não entrarem em pânico, tiverem o bom senso de evitar aglomerações, evitar reuniões familiares, evitar festas.

Guia Taubaté: Uma das coisas que mais se ouve por aí é sobre quando tudo tende a voltar ao normal? Existe alguma estimativa a respeito?

Dra. Maria Ângela Barguil: Não, vai depender muito do isolamento social. Vai depender desse número de casos que vamos ter para definir o tempo que essa epidemia vai durar. Quanto mais a gente obedecer o isolamento social, mais rápido essa epidemia vai embora. Não tem prazo, daqui a pouco estamos entrando no outono e depois vem o inverno. Não se esqueçam que a epidemia do SARS-CoV-2 (Covid-19) ela começou no inverno em todos os países. Então a gente precisa pensar um pouco nisso, fazer a nossa parte, para evitar que as cidades em que estamos, tenham casos além do possível.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais