VOTE NELAS Politíca

Iniciativa busca eleger mais mulheres na política em Taubaté

Projeto nacional conta com uma embaixada no município para desenvolver ações


Em 13/09/2020 18:27 por Stéfanie Bernardes


Iniciativa busca eleger mais mulheres na política em Taubaté
Movimento é suprapartidária, ou seja, abarca todos os partidos (FOTO: Acervo Pessoal/Laura Xavier)

A questões relacionadas ao gênero feminino já vêm sendo debatidas durante algum tempo em todo globo. Em época de eleições municipais no Brasil, onde 56% do eleitorado é feminino e apenas 13% dos cargos são ocupados por mulheres, a pauta não poderia ficar de fora. Algumas campanhas têm surgido na tentativa de estimular a eleição de mulheres para os cargos públicos do Legislativo, entre elas está a iniciativa Vote Nelas, que tem uma de suas embaixadas na cidade de Taubaté.

No município valeparaibano, a frente do projeto é composta por quatro mulheres: Allê Neves de 37 anos e estudante de Sociologia; Ariane Pavanetti de 33 anos, advogada e professora universitária; Talita de Lima de 23 anos, professora e pedagoga; e Laura Xavier de 21 anos e estudante de direito.

A iniciativa é suprapartidária, ou seja, abarca todos os partidos. O objetivo do projeto, inicialmente, era criar duas frentes de pesquisa: a primeira acerca dos dados sobre as candidatas no Brasil durante as eleições de 2016, estudando quais foram as maiores dificuldades no processo da candidatura. A segunda era investigar a realidade das cidadãs brasileiras e quais suas pautas, levando em consideração as diferentes realidades do país.

A partir desses estudos, além de pesquisar sobre as questões de gênero dentro do eleitorado e do cenário institucional, a ideia era também gerar dados para embasar o desenvolvimento de políticas públicas e, ao mesmo tempo, valorizar a pesquisa acadêmica. A iniciativa deu tão certo que se estendeu para 2020, criando uma rede de estudo e ação nos municípios por todo o território nacional por meio das embaixadas geridas por voluntárias.

Durante o período pandêmico, a atuação das embaixadoras do Vote Nelas tem sido por meio da internet, porém a ideia inicial era realizar ações presenciais, principalmente no que diz respeito à investigação da realidade das eleitoras.

 “Enquanto embaixada regional, a gente tem liberdade de atuação. Cada região pode caracterizar as ações da maneira que melhor couber naquela comunidade”, comenta Talita de Lima. “Acredito que em Taubaté temos muitos espaços em que podemos fazer as atividades acontecerem, como a quadra do Parque Aeroporto, por exemplo. Há pessoas que não têm acesso às tecnologias e é necessário fazer com que esse movimento chegue a todas”, complementa.

Neste ano, no caso de Taubaté, o projeto conta com um perfil no Instagram e outro no Facebook.

Para as voluntárias do projeto no município, a ação é de tripla importância na cidade. Não há uma base de dados disponível para consulta sobre temas como mulheres na política e sobre os diversos tipos de violência contra a mulher. A partir do Vote Nelas, seria possível criar um banco com essas informações disponível para toda a população. Em segundo lugar, construir uma equidade de gênero nos cargos públicos do Legislativo, contribuindo assim para o reforço dos pilares da democracia em relação a representação política e a diminuição de temas como a violência contra a mulher a partir de um olhar feminino na criação de mecanismos políticos de enfrentamento ao problema. Por fim, criar exemplos para meninas e jovens, que muitas vezes vivem em realidades de vulnerabilidade e abuso em diversos níveis, nos quais poderiam se espelhar.

O movimento está com vagas abertas para mulheres que se interessarem em ser embaixadoras da iniciativa. Tanto cisgêneras quanto transexuais são bem-vindas no projeto. Para se inscrever, basta acessar o site do Vote Nelas.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais