FOLIA DE REIS Cultura

Museu do Folclore de São José prepara programação online

Programação encerra as atividades do Ciclo Natalino da instituição


Em 07/01/2021 16:02 por Redação/ Guia Taubaté


Museu do Folclore de São José prepara programação online
O Ciclo de Natal no Museu do Folclore teve início no dia 12 de dezembro (FOTO: Divulgação/FCCR)

O fechamento do presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos, que marca o encerramento do Ciclo de Natal, no fim de janeiro, não terá a tradicional Chegada das Bandeiras, em razão das recomendações sanitárias para evitar o contágio da covid-19. O encontro já acontece há 23 anos na instituição, reunindo várias Folias de Reis da região.

Por esta razão, para destacar as Folias de Reis e homenagear os devotos de Santos Reis, comemoração do dia 6 de janeiro, o museu realizará dois eventos virtuais no próximo sábado (9): a abertura de uma exposição fotográfica, seguida de bate-papo; e lançamento de um documentário.  

O Ciclo de Natal no Museu do Folclore teve início no dia 12 de dezembro com a abertura do presépio que, em razão das restrições sanitárias, pode ser apreciado apenas pelas janelas do local onde está exposto. A montagem, desta vez, ficou por conta da mineira Ana Rosa dos Santos e o seu trabalho pode ser visto até o final de janeiro, de segunda a sexta, das 9h às 14h.

Exposição fotográfica
O primeiro evento virtual será realizado às 16h, com transmissão pelo Facebook do museu, e marcará a abertura de uma exposição fotográfica temporária, intitulada 'A estrela que move o Vale'. A mostra terá imagens das Folias de Reis que, anualmente, participam do Ciclo de Natal. As fotos são de autoria do fotógrafo Paulo Amaral.

A abertura da exposição ocorrerá em meio a um bate-papo sobre o Ciclo de Natal no Museu do Folclore e a participação das Folias de Reis na manifestação. Participarão do bate-papo a folclorista Angela Savastano, a museóloga do Museu do Folclore, Mariana Boujadi, e os convidados Jaime Bento Maciel e João Augusto Ferreira, respectivamente, mestre e contramestre da Cia. de Reis Esplendor do Oriente (SJC). 

A mediação do bate-papo ficará a cargo da pesquisadora Tiane Tessaroto, que também fez a edição e a narração do documentário.

Documentário
O lançamento do documentário, intitulado 'Folias de Reis do Vale do Paraíba – Cantoria e Devoção', acontece às 19h, pelo canal do museu no Youtube. O vídeo reúne imagens, em vídeo e fotos, de manifestações realizadas em anos anteriores, além de depoimentos de mestres de Folias de Reis, da senhora Ana Rosa e da folclorista Angela Savastano, do Museu do Folclore.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais