1ª VOTAÇÃO Politíca

Câmara aprova criação de atividade complementar da GCM em Taubaté

Projeto de autoria do prefeito José Saud (MDB) deve passar por uma segunda discussão no Legislativo


Em 16/02/2022 23:25 por redação/ Guia Taubaté


Câmara aprova criação de atividade complementar da GCM em Taubaté
Projeto deve passar por segunda discussão e votação antes de ser encaminhado à sanção do Executivo (FOTO: Imprensa CMT)

A criação da atividade complementar aos servidores da Guarda Civil Municipal foi aprovada pela Câmara de Taubaté na sessão da última terça-feira (15). O projeto de lei ordinária tem autoria do prefeito José Saud (MDB) e deve passar por segunda discussão e votação antes de ser encaminhado à sanção do Executivo.

Segundo o texto, a atividade complementar deverá ser exercida facultativamente pelos servidores da Guarda Civil Municipal, na hora de folga. O município fica autorizado a firmar parcerias com associações, órgãos de classe, organizações sociais, autarquias, fundações, sociedades e empresas públicas.

Desta forma, a atividade poderá ser uma ferramenta que o poder público municipal pode exercer para garantir o aumento do número de servidores da GCM nas ruas, sem custo aos cofres públicos, proporcionando complemento de renda aos guardas. O pagamento será de responsabilidade da parte conveniada.

Aos servidores integrantes da GCM que optarem por exercer a atividade complementar será paga uma bonificação, calculada sobre o valor da hora atividade estabelecida, que será fixada pelo prefeito mediante decreto.

O instrumento jurídico a ser firmado entre as partes conterá a justificativa do interesse público, descrição clara do que se pretende realizar, as obrigações das partes, data inicial e final e previsão do pagamento antecipado, além do plano de trabalho.

A seleção dos guardas municipais inscritos ficará sob responsabilidade do comandante. Havendo impedimento da participação do servidor selecionado, poderá ser definido um substituto. Além disso, poderá ser autorizado o uso de arma de fogo pelo GCM.

A proposta define as condições de impedimento de participação do servidor, por exemplo, os licenciados ou afastados do cargo, os que estiverem de férias ou cumprindo pena de suspensão.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais