IMUNIZAÇÃO Saúde

Fiocruz: vacinas protegem crianças de covid longa, infecção e morte

Nota técnica publicada pela fundação reforça efetividade da imunização


Em 23/01/2024 12:46 por Agência Brasil


Fiocruz: vacinas protegem crianças de covid longa, infecção e morte
Nota reforça que as vacinas CoronaVac, do Butantã, e a BNT162b2, da Pfizer, têm alta efetividade contra infecção (FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)
Segurança e Medicina do Trabalho

Garanta a segurança da sua equipe com nossos treinamentos especializados!

A efetividade das vacinas contra covid-19 usadas em crianças e adolescentes é de quase 90%, e os efeitos adversos graves são raramente relatados, reforça uma nova nota técnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicada na última segunda-feira (22). A imunização também é uma ajuda a prevenir a covid-19 longa, quadro que permanece após quase um terço dos das infecções.

Os cientistas da fundação responsáveis pelo texto coordenam o Projeto VigiVac, que monitora dados de vacinação, como adesão, efetividade e ocorrência de eventos adversos.

A nota reforça que as vacinas CoronaVac, do Butantã, e a BNT162b2, da Pfizer, têm alta efetividade contra infecção e, principalmente, contra hospitalização por covid-19.

"Já em relação aos efeitos adversos, a CoronaVac apresentou taxa de 5% para eventos leves, enquanto a Pfizer, os eventos adversos graves foram raramente relatados", diz a Fiocruz.

Covid longa

As vacinas também protegem contra o quadro crônico chamado de covid longa, uma condição em que a pessoa permanece com sintomas após a fase aguda da doença, o que ocorre em até 30% dos casos.

Segundo a nota técnica, a vacinação reduz em 41% o risco de crianças e adolescentes desenvolverem covid longa, proteção que é ainda maior para crianças com até seis meses da última dose da vacina, chegando a 61%.

"Esse conjunto de achados demonstra a proteção das vacinas contra Covid-19, inclusive em casos considerados como “falha vacinal”, isto é, em casos em que a pessoa não é protegida da infecção. Portanto, as vacinas contra Covid-19 são efetivas em proteger contra formas graves da doença e suas complicações residuais", diz a Fiocruz.

Baixa adesão

A fundação lembra ainda que a covid-19 foi a principal causa de morte por doença prevenível por vacina, em menores de 19 anos, entre agosto de 2021 e julho de 2022.

A cada 100 mil bebês de até 1 ano, ao menos quatro morreram de covid-19. Mesmo assim, reforça a Fiocruz, "a cobertura vacinal desse imunizante no Brasil ainda encontra-se em números abaixo do esperado, chegando a menos de 25% na faixa etária de 3 a 4 anos de idade com duas doses".

Segurança e Medicina do Trabalho

Garanta a segurança da sua equipe com nossos treinamentos especializados!

Empresas Sugeridas para Você

Segurança e Medicina do Trabalho

Garanta a segurança da sua equipe com nossos treinamentos especializados!

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Salão de Beleza

Realce sua beleza com nossos serviços de qualidade! Venha nos visitar!

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais