
Alunos da UNITAU manifestam contra a abertura do terceiro campus de medicina
A manifestação dos estudantes de medicina aconteceu na manhã desta quarta-feira, 06 de novembro, em frente ao campus Bom Conselho.
Em 06/11/2024 16:50 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté
Atualizado há 5 meses
Nesta quarta-feira, 06 de novembro, os alunos de medicina da Universidade de Taubaté realizaram uma manifestação contra a abertura de um novo campus de medicina em Cruzeiro. O valor do investimento total tem um valor previsto para locação do imóvel por um período de 10 anos é de R$ 27 milhões.
É a quarta vez que os alunos organizam manifestações contra abertura de novos campus. A primeira tentativa de instalar uma nova unidade foi em Ubatuba, seguido por Guaratinguetá, Caraguatatuba – que foi inaugurado em 2022 – e agora em Cruzeiro.
Segundo a Presidente do Diretório Acadêmico Benedicto Montenegro Medicina Taubaté (DABM), Luana Sanches, os alunos estão manifestando contra por dois motivos, os internos e por questões de saúde pública. O primeiro motivo, interno, se dá por causa de falta de investimentos no curso.
“Nós não temos investimentos proporcionais e condizentes com o valor de mensalidade pagas e os valores de reajuste anual. A medicina contribui mais de 50% da arrecadação anual da universidade e mesmo assim a gente não vê esse retorno acontecendo. Por isso, acreditamos que, enquanto a casa não estiver em ordem eles não tem que pensar em expansão.”, relata a Presidente do DABM.
Além disso, a Presidente do Diretório Acadêmico relatou que a unidade de Caraguatatuba também “não está em ordem” e eles também “estão com dificuldades de encontrar pessoas interessadas no curso”, por isso também seria outro motivo “para não abrir outro campus”.
“No último vestibular da unidade de Caraguatatuba, o número de estudantes que passaram foi insuficiente para fechar uma turma e tiveram que pedir para os inscritos de Taubaté se matricular lá, ou seja, as pessoas também não estão aderindo ao novo campus. E outra, eles levaram muitos recursos de Taubaté para Caraguá, além de investimentos que só tem lá. Se abrirem em Cruzeiro isso pode acontecer de novo.”, afirma Luana Sanches.
O segundo motivo, que segundo a manifestação, é por “saúde pública” se dá por “Não ter todos os critérios do MEC e que o Conselho Federal de Medicina estabelece para uma formação de qualidade”, de acordo com a Presidente.
O Guia Taubaté entrou em contato com a Universidade de Taubaté sobre a expansão para Cruzeiro.
Em nota, disse que a UNITAU está aberta ao diálogos com os alunos e a ampliação de oferta de novos cursos, inclusive novos campus está sendo conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional para o quadriênio de 2022-2026.
Confira a nota em íntegra:
"A Universidade de Taubaté (UNITAU) está aberta ao diálogo com os alunos e destaca que o curso de Medicina UNITAU é aprovado por órgãos reguladores, por meio de um processo rigoroso que avalia não só estrutura interna oferecida na graduação, mas também os equipamentos de saúde onde os universitários realizam estágios, o que atesta o compromisso da instituição com a qualidade do ensino e com a excelência na formação médica.
A UNITAU não descarta, mediante a realização de estudos de viabilidade, a ampliação de oferta de novos cursos, inclusive em outros campi, conforme previsto do Plano de Desenvolvimento Institucional para o quadriênio de 2022-2026.
Uma instituição com a excelência de ensino como a Universidade de Taubaté, que completa 50 anos em 2024, precisa promover o acesso ao ensino de qualidade no interior do país frente às concorrentes, seguindo a tendência de expansão do Ensino Superior conforme preconiza o Plano Nacional de Educação."
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
