MORADIAS Politíca

Após sete meses, moradias anunciadas para Taubaté permanecem indefinidas

Construção de 128 unidades habitacionais depende de definições do governo estadual e da Prefeitura.


Em 21/11/2024 17:00 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Após sete meses, moradias anunciadas para Taubaté permanecem indefinidas
Após sete meses, moradias anunciadas para Taubaté permanecem indefinidas. Com informações de O Vale. (FOTO: Divulgação/CDHU)

Sete meses após o governo estadual anunciar a construção de 128 moradias em Taubaté, ainda não há previsão de início das obras. A construção, anunciada no final de abril pela Companhia de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Estado de São Paulo (CDHU), prevê 100 residências em formato de conjunto habitacional e mais 28 moradias do programa Vida Longa, voltado para idosos.

Questionada, a Prefeitura afirmou que "foi indicada uma área específica para o projeto" e que o município "aguarda o retorno da CDHU para dar andamento às próximas etapas".

Já a CDHU declarou que, "para viabilizar a construção das unidades habitacionais, é necessária a formalização de uma parceria por meio da assinatura de um termo de adesão pelo município", e que "posteriormente, poderá ser indicado um terreno para análise técnica da companhia".

Crédito Habitacional

No anúncio feito em abril, o governo estadual também divulgou a disponibilização de 526 cartas de crédito para auxiliar na aquisição de imóveis em Taubaté. Essas cartas de crédito consistem em subsídios de R$ 13 mil para famílias com renda de até três salários mínimos que estejam adquirindo o primeiro imóvel.

De acordo com o governo estadual, essas 526 cartas de crédito podem ser utilizadas em dois empreendimentos particulares na cidade: 256 serão direcionadas ao Residencial Mirante, um conjunto com 608 casas no Una 2, e 270 serão destinadas ao Verano Residencial, um condomínio com 410 apartamentos no San Marino. A entrega dos dois empreendimentos está prevista para ocorrer entre 2025 e 2026.

Caso os residenciais mencionados não alcancem o total disponibilizado para as cartas de crédito, os recursos poderão ser realocados para futuras etapas do programa e para outros empreendimentos que venham a ser cadastrados.

Promessa de Moradia

Até dezembro do ano passado, a fila de espera por uma moradia em Taubaté era de 3.400 pessoas, representando um aumento de mais de 60% desde setembro de 2020, quando o programa habitacional do município contava com 2.100 inscritos.

Na campanha à Prefeitura em 2020, o prefeito José Saud prometeu "oferta de moradia digna e de qualidade para mais de duas mil famílias que aguardam na fila habitacional do município".

Porém, a um pouco mais de um mês do fim do mandato, apenas esses dois empreendimentos em parceria com o governo estadual foram anunciados, totalizando 128 moradias. Ainda assim, não há previsão para quando as casas serão entregues.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais