Pesquisa revela que 34% das mulheres de Taubaté já sofreram violência
O levantamento faz parte do Plano Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher, apresentado em audiência pública nesta quarta-feira, 27 de novembro, na Câmara Municipal de Taubaté.
Em 30/11/2024 14:00 por Redação Guia Taubaté
Uma pesquisa realizada pela Prefeitura de Taubaté revelou que 34,5% das mulheres da cidade já enfrentaram algum tipo de violência doméstica, familiar ou motivada por serem do sexo feminino.
De acordo com o levantamento, 84,1% dos casos envolvem violência psicológica, e em 50,9% dos registros, o agressor foi o cônjuge ou companheiro. Entre as entrevistadas, 53,5% afirmaram não ter registrado boletim de ocorrência.
Os dados indicam que, embora as mulheres conheçam os órgãos que oferecem suporte, o medo de represálias as impede de buscar ajuda. Além disso, equipes de assistência social e saúde também relataram receio de sofrer represálias dos agressores ao levar as investigações adiante.
A pesquisa faz parte do Plano Municipal de Combate à Violência Contra a Mulher, apresentado em audiência pública nesta quarta-feira (27), na Câmara Municipal de Taubaté.
O plano apresenta diretrizes para enfrentar a violência contra a mulher, como a prevenção, proteção e responsabilização, assistência social, emancipação, capacitação e controle social.
No eixo de responsabilização, por exemplo, está prevista a criação de um Programa de Ressocialização de Agressores e a implantação do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na cidade.
Já no eixo de controle social, uma das metas é a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e de um fundo municipal para desenvolver ações de combate à violência.