Comércio de Taubaté espera aumento de até 10% com o 13º salário
Segundo dados da Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT), com a chegada do pagamento do 13º salário nesta sexta-feira, 20 de dezembro, a expectativa é de um aumento de até 10% nas vendas, impulsionado pela reta final das compras de Natal.
Em 19/12/2024 17:00 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté
Nas primeiras semanas de dezembro, o Natal, a data mais aguardada do ano, trouxe um clima festivo ao comércio local. As vitrines decoradas em tons vibrantes de vermelho, verde e dourado destacaram as novidades, atraindo olhares e movimentando as ruas do centro da cidade.
O fluxo de pessoas já era intenso, mas com a liberação do 13º salário nesta sexta-feira, 20 de dezembro, o comércio de Taubaté se prepara para uma movimentação ainda maior às vésperas do Natal.
De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT), a expectativa é de um crescimento de até 10% nas vendas, impulsionado pela injeção de renda extra nas famílias e pela busca por presentes e produtos típicos da temporada.
“Em relação às vendas do ano passado, o comércio vem mantendo o mesmo ritmo. Mas a última semana de dezembro costuma ser muito mais movimentada, então esperamos um crescimento de 8% a 10%, graças ao impulso da segunda parcela do 13º salário”, relata o Diretor de Relações com o Comércio da ACIT, Mohamed Rafate.
Os setores com maior movimento, segundo a ACIT, incluem calçados, vestuário, perfumaria e eletrônicos, que lideram as preferências dos consumidores para as compras natalinas.
Após a pandemia, os comerciantes tiveram que se reinventar, integrando o varejo físico com o on-line. A cada ano, o uso das redes sociais pelos lojistas se torna mais estratégico e intenso.
“Na verdade, o on-line hoje é uma realidade. Desde a pandemia, esse canal de vendas cresceu, mas recuou um pouco após a reabertura das lojas físicas. Ainda assim, ele continua em expansão, especialmente entre o público jovem”, explica Mohamed Rafate.
Para aproveitar o clima natalino e integrar as estratégias on-line e presenciais, lojistas de Taubaté inovaram com ações criativas. Treze comerciantes uniram forças para trazer o Bom Velhinho às ruas, interagindo com os transeuntes e convidando-os a entrar nas lojas.
“Essa ideia surgiu ao percebermos que a Prefeitura não faria nenhuma ação para nos ajudar. Então, reuni algumas lojistas do centro, especialmente da rua onde estão minhas lojas, e decidimos contratar o Papai Noel. Dividimos o custo, é um esforço particular nosso, mas tem dado muito resultado”, explica Graziela Souza, empresária e proprietária de lojas.
A inovação dos comerciantes não parou por aí: além de ser um convite para as lojas, o Papai Noel também virou parte de uma ação promocional. Quem tira uma foto com ele, publica nas redes sociais e marca a loja participante tem a chance de ganhar brindes.
“Criamos uma dinâmica: cada loja participante oferece um brinde para quem tirar uma foto, postar e marcar a loja nas redes sociais. Estou confiante de que teremos um ótimo retorno”, comenta Simone Rosa, lojista e empresária.
Com o fortalecimento das estratégias digitais e ações criativas como a presença do Papai Noel nas ruas, o comércio de Taubaté demonstra resiliência e capacidade de adaptação às demandas do mercado. Impulsionado pelo pagamento do 13º salário e pela atmosfera natalina, o setor projeta resultados expressivos.