PREFEITURA DE TAUBATÉ Politíca

José Saud (PP) exonera secretário de Saúde a duas semanas do fim do mandato em Taubaté

Carlos Cesar Rafaeli Munhoz assume a pasta interinamente após a saída de Alexandre Ravagnani Vargas.


Em 16/12/2024 11:15 por Redação Guia Taubaté


José Saud (PP) exonera secretário de Saúde a duas semanas do fim do mandato em Taubaté
Com informações de TV Vanguarda. (FOTO: Reprodução)

A duas semanas do fim do mandato, o prefeito de Taubaté, José Saud (PP), exonerou o secretário de Saúde do município. A troca foi oficializada nesta segunda-feira, 16 de dezembro, por meio de publicação no Diário Oficial.

Alexandre Ravagnani Vargas, médico ortopedista-traumatologista, estava à frente da Secretaria de Saúde desde janeiro de 2024. Ele será substituído interinamente por Carlos Cesar Rafaeli Munhoz, que ocupava o cargo de secretário adjunto da pasta.

A Prefeitura de Taubaté não se manifestou até o momento sobre os motivos que levaram à substituição.

CPI da Saúde

A troca de comando ocorre dias após a rejeição do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a gestão da saúde no município.

A CPI foi instaurada em fevereiro de 2023 para apurar possíveis irregularidades nos contratos com organizações sociais responsáveis por administrar quatro unidades de saúde na cidade. O relatório final apontou falhas no planejamento e na execução desses contratos, afirmando que resultaram na precarização do atendimento à população devido à escassez de recursos.

Mesmo com essas conclusões, o relatório foi rejeitado pela Câmara Municipal na semana passada, com 11 votos contrários e apenas 7 favoráveis. Caso fosse aprovado, o documento poderia ser encaminhado ao Ministério Público para investigação de improbidade administrativa.

No entanto, o Presidente da CPI, Moisés Pirulito (PL) afirmou que enviaria, ainda assim à Controladoaria Geral da União, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público.

Falta de depoimentos

Durante os trabalhos da CPI, foram realizadas sete reuniões ordinárias e 17 oitivas. Contudo, o prefeito José Saud e o então secretário de Saúde, Mário Celso Pellogia, não compareceram para depor, mesmo após terem sido intimados.

A gestão de Saud termina no dia 31 de dezembro, quando o prefeito eleito Sérgio Victor (Novo) assumirá a administração municipal.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais