DIA MUNDIAL SEM TABACO Saúde

Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado nesta sexta-feira

Em celebração, o Ministério da Saúde e INCA lançaram, nesta quarta-feira, 29 de maio, uma campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos.


Em 31/05/2024 17:18 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado nesta sexta-feira
INCA e Ministério da Saúde lançam a campanha "#movimentovapeOFF" (FOTO: Freepik)

No Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta sexta-feira, 31 de maio, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) junto com o Ministério da Saúde lançaram uma campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos na última quarta-feira, 29 de maio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), novos produtos, como os cigarros eletrônicos, são uma ameaça levando a uma iniciação ao tabagismo cada vez mais precoce. Por isso, o tema do Dia Mundial Sem Tabaco deste ano é “Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco”.

Com uma linguagem jovem, a campanha tem como propósito promover uma mudança de comportamento, além de proteger as novas gerações dos perigos do uso do tabaco.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), em 2019, cerca de 16,8% dos estudantes no Brasil com idade entre 13 e 17 anos já haviam experimentado o cigarro eletrônico, sendo 13,6% com idade de 13 a 15 anos e 22,7% com 16 e 17 anos. A prevalência foi maior entre os homens (18,1%) do que entre as mulheres (14,6%). No Estado de São Paulo, a média de experimentação do cigarro eletrônico foi de 18%.

Em 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou resolução proibindo a comercialização, a fabricação e a publicidade dos “vapes” no Brasil. Sobre esse assunto, o cirurgião oncológico e diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, destaca que há uma pressão imensa por parte das indústrias de tabaco no sentido de formação de novos fumantes, “o que traz um risco grande para a população mais jovem e mais vulnerável”.

Apesar da proibição, é desafiador sensibilizar os jovens sobre os perigos do cigarro eletrônico. Para enfrentar esse desafio, a Fundação do Câncer está firmando uma parceria com a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) para lançar um desafio universitário.

O objetivo é convocar alunos e professores de universidades públicas e privadas de todo o Brasil para desenvolver projetos que abordem a temática do cigarro eletrônico e atinjam o público jovem.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais