DOENÇAS RESPIRATÓRIAS Saúde

Mudanças na temperatura podem aumentar doenças respiratórias

Com a chegada do outono e inverno, as temperaturas se mantém instáveis e uma otorrinolaringologista em Taubaté explica quais são os cuidados necessários.


Em 30/05/2024 14:00 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Mudanças na temperatura podem aumentar doenças respiratórias
Mudanças na temperatura podem aumentar doenças respiratórias (FOTO: Freepik)

A chegada do outono e inverno causa mudanças na temperatura e na umidade, geralmente deixando o ar mais seco e o clima mais frio. Nesta época do ano, as pessoas costumam ter mais problemas respiratórios, como garganta e nariz ressecados, espirros e tosse seca. 

Segundo a otorrinolaringologista de Taubaté, Doutora Camila Barros, essa mudança do clima propicia um aumento da circulação de vírus que causam doenças respiratórias. “Além da queda de temperatura, temos também a queda da umidade e o aumento da circulação de vírus que causam doenças respiratórias”.

A maior preocupação, especialmente na região, é a combinação de vários vírus e doenças, como dengue, COVID-19 e gripes e suas variantes. Dra. Camila destaca: “Crianças e idosos devem ficar mais atentos a sinais como febre e falta de ar, que podem surgir devido a infecções por vírus comuns nesta época do ano, como a influenza e o vírus sincicial respiratório, além do Coronavírus que ainda está em circulação”. 

Para prevenir essas doenças, Dra. Camila recomenda várias medidas, como manter uma boa hidratação, higienizar a mucosa nasal e fazer inalações com soro fisiológico. Além disso, a vacinação é crucial para manter o sistema imunológico preparado para prevenir a evolução de quadros graves.

Ela também ressalta a importância de deixar os ambientes arejados. “Evitar deixar o ambiente fechado reduz o contágio das doenças, e aqueles que estão doentes, a indicação é a utilização de máscaras para evitar também a disseminação de vírus para outras pessoas”, comenta a Doutora Camila Barros.

Para aqueles que possuem doenças crônicas, como asma e rinite, o cuidado deve ser ainda maior. O tratamento deve ser prescrito por um especialista, para que as crises comuns dessa época se diminuam. Outro destaque que a Doutora faz é aos pacientes com diabetes ou que apresentam algum outro tipo de imunossupressão. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais