
Veterinários de Taubaté retornam de Canoas com três cães adotados
Além disso, salvaram cerca de 60 animais de estimação em apenas um dia.
Em 13/05/2024 18:01 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté

A equipe da comitiva de Taubaté, que partiu no dia 10 rumo a Canoas para contribuir na reconstrução da cidade gaúcha, está retornando. A partida ocorreu às 22h de domingo. Assim como os demais voluntários e membros da Defesa Civil, os veterinários dedicaram-se aos cuidados dos animais de estimação, salvando 60 deles em apenas um dia. E agora, também adotaram três cães. No total, estima-se que mais de três mil animais tenham recebido auxílio dos voluntários de Taubaté.
Os veterinários Sérgio Martins (Guria), Natália Pena Santiago (Canoas) e Israel Mazoni (Pio) adotaram os três cães, cujos nomes estão entre parênteses. Serginho, como é conhecido, o novo dono do Guria, expressou que "a sensação de ajudar é ótima, mas a dimensão do problema é tão grande que às vezes nos sentimos impotentes".
A veterinária Júlia Martins relatou que a experiência em Canoas foi única e somente quem esteve presente pode compreender a magnitude da tragédia. Os veterinários conseguiram salvar muitos animais graças à colaboração do Corpo de Bombeiros e dos voluntários do grupo Suçuarana. "Os militares foram fundamentais para nossa segurança, infelizmente enfrentamos problemas com roubos de facções locais", acrescentou.
Os 20 voluntários de Taubaté, que retornam em ônibus cedido pela Prefeitura de Taubaté, têm previsão de chegada à cidade nesta segunda-feira, dia 13, após as 19 horas. Não está descartada a possibilidade de uma nova equipe de Taubaté se dirigir a Canoas, provavelmente na quarta-feira, dia 15.
Os veterinários destacaram a participação crucial dos militares, que foram essenciais para viabilizar a operação de resgate. Um dos militares, Adson Canto Davi, da cidade de Imbituba, Estado de Santa Catarina, afirmou que os cinco dias de missão em Canoas "marcarão nossas vidas". Davi mencionou a possibilidade de retorno da equipe de Imbituba devido às previsões de chuvas que poderiam agravar a situação em Canoas.
Adson Davi relatou que a equipe conseguiu salvar a vida de 34 pessoas e mais de 60 animais. "A colaboração dos veterinários foi fundamental para o sucesso da operação, pois os animais, além de estarem em áreas alagadas, se encontravam em situações de risco, como nadando sobre galhos e telhados de residências. Alguns tiveram que ser sedados devido ao medo", concluiu.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
