DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE Saúde

Doações de sangue diminuem em Taubaté

Segundo o Hemocentro de Taubaté, houve um aumento de 20% na necessidade da doação de sangue e uma diminuição de doadores no município. Com o Junho Vermelho e o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta sexta-feira, 14, faz-se importante a divulgação do assunto para a região.


Em 14/06/2024 10:46 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté

Atualizado há 2 meses

Doações de sangue diminuem em Taubaté
O Hemocentro incentivará a doação de sangue, abrindo neste sábado, 15 de junho, das 7h às 11h. (FOTO: Divulgação)

De acordo com o Hemocentro de Taubaté, houve um aumento de 20% na necessidade da doação de sangue e uma diminuição de doadores no município. Com o Junho vermelho e a celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue nesta sexta-feira, 14 de junho, a campanha ganha visibilidade.

Segundo a Agente de Captação de Doadores, Andréia Marta da Silva, em uma entrevista ao Guia Taubaté, o surto de dengue elevou a necessidade de transfusões, devido às complicações da doença, e por causa disso, ao mesmo tempo, o número de doadores diminuiu. “Nos casos de doadores que tiveram a doença em situações mais graves, eles podem ficar um mês sem doar, e no caso de dengue hemorrágica, seis meses sem poder doar. Caso precisem receber uma transfusão por causa da dengue, não teremos esse doador por pelo menos um ano, então isso impacta no nosso estoque e no fluxo de doadores”, explica Andréia.

Outro fator que contribui para a alta demanda é o cuidado com as plaquetas. “A plaqueta é um componente com prazo de validade curto, por isso, em períodos de menor uso, não fazemos a separação deste componente no processamento do sangue para evitar perdas. Quando há maior necessidade, procuramos produzir mais”, detalha Andréia Marta.

Além disso, os tipos sanguíneos B negativo e O negativo estão abaixo do estoque, segundo a agente de captação. “Todos os tipos sanguíneos para nós são importantes, inclusive, o doador nem precisa saber o tipo dele para doar. Mas, nesta semana, estamos com o estoque abaixo do ideal o tipo O negativo e B negativo”.

Com isso, a campanha se fez importante para poder disseminar as informações para poder conscientizar a população taubateana. “Precisamos de sangue todos os dias, não somente para emergências, mas também para tratamentos rotineiros, como câncer e problemas renais crônicos. O Junho Vermelho e o Dia Mundial do Doador são oportunidades para divulgar a doação de sangue e conscientizar as pessoas. A informação é o primeiro passo para a doação”, ressalta Andréia.

Para doar, os critérios básicos são avaliados para garantir a segurança do doador e do receptor. “Divulgamos os critérios básicos de segurança, que analisam peso, idade, pulsação, entre outros fatores. Outras questões são avaliadas através de uma entrevista para determinar se o doador é apto. Se sim, ele é encaminhado para fazer a doação”, explica Andréia Marta da Silva.

Com as doações abaixo do esperado, o Hemocentro incentivará a doação de sangue, abrindo neste sábado, 15 de junho, das 7h às 11h. “Além da sensação de bem-estar por ajudar alguém, teremos um ambiente preparado para receber e tranquilizar os doadores. Haverá uma carteirinha de doação com a tipagem sanguínea, e quem doar quatro vezes por ano receberá um brinde. Quem não puder doar, pode ser um multiplicador de informação, o que também ajuda muito”, comenta Andréia. O Hemocentro está localizado na Avenida Inglaterra, nº 190 – Jardim das Nações. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais