PRONTO-SOCORRO DE TAUBATÉ Saúde

Pronto-Socorro de Taubaté retoma atendimentos de urgência e outras especialidades

UPAs e UPA Cecap passarão a atender casos suspeitos e leves de dengue, além de outras especialidades.


Em 18/06/2024 13:00 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Pronto-Socorro de Taubaté retoma atendimentos de urgência e outras especialidades
Essas alterações foram implementadas devido à redução no número de atendimentos de casos de dengue. (FOTO: Divulgação/ PMT)

Nesta última segunda-feira, 17 de junho, o Pronto-Socorro de Taubaté retomará os atendimentos de urgência e emergência em outras especialidades, além de continuar atendendo casos suspeitos e confirmados de dengue.

Todas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e a UPA Cecap passarão a atender casos suspeitos e leves de dengue, além de outras especialidades médicas.

Essas alterações foram implementadas devido à redução no número de atendimentos de casos de dengue no Pronto-Socorro Municipal e de pacientes internados nos últimos meses.

Em março deste ano, 8.272 pessoas foram atendidas na unidade com suspeita de dengue. Em abril, o número caiu para 4.776 atendimentos e, em maio, foram registradas 2.862 notificações.

Os dados de internações também mostraram uma redução significativa. Em março, 138 pessoas estavam internadas na unidade. Em abril e maio, os números caíram para 85 e 74 internações, respectivamente. Em junho, de acordo com dados preliminares, 16 pessoas precisaram ser internadas.

Redução da ADL

Dados da ADL (Avaliação da Densidade Larvária) referentes ao mês de maio apresentaram uma redução em comparação aos números divulgados no início deste ano.

A pesquisa, realizada pelo CAS (Controle de Animais Sinantrópicos), permite identificar as regiões da cidade com maior chance de transmissão da dengue, além da zika, chikungunya e febre amarela.

O resultado foi de 1,2 IB (Índice de Breteau), menor que os 3,2 IB registrados em janeiro. Para a pesquisa, foram inspecionados 6.180 imóveis em dez áreas do município em busca de larvas de mosquitos, principalmente da dengue.

Os locais onde mais foram encontradas larvas do mosquito da dengue incluem ralos externos, vasos de plantas com água, pratos/pingadeiras, vasos sanitários/caixas de descarga, baldes/regadores, entre outros.

Apesar da queda nos números, é fundamental manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, com medidas simples que podem eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais