PRÊMIO Serviços

Taubaté tem quatro projetos entre finalistas do Prêmio Amvale de Gestão Responsável 2025

A Prefeitura de Taubaté teve quatro projetos selecionados como finalistas do Prêmio Amvale de Gestão Responsável 2025


Em 29/10/2025 13:00 por Redação Guia Taubaté


Taubaté tem quatro projetos entre finalistas do Prêmio Amvale de Gestão Responsável 2025
Taubaté tem quatro projetos entre finalistas do Prêmio Amvale de Gestão Responsável 2025 (FOTO: Divulgação/Prefeitura de Taubaté)

A Prefeitura de Taubaté teve quatro projetos selecionados como finalistas do Prêmio Amvale de Gestão Responsável 2025. O prêmio reconhece práticas de gestão responsável que se destacam pela transparência, eficiência e sustentabilidade, estimulando a implementação de iniciativas dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte que adotam esses critérios, contribuindo para o desenvolvimento regional.

As indicações como finalistas no Prêmio AMVALE destaca o empenho de Taubaté com a gestão responsável e a promoção de políticas públicas que unem meio ambiente, educação e cidadania. Os vencedores serão divulgados em novembro.

Confira os projetos finalistas:

Raízes Rurais

O projeto “Raízes Rurais”, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação, concorre na Categoria ODS 15 – Vida Terrestre. O objetivo do projeto é fomentar a recuperação ambiental e a valorização do território rural por meio do plantio de árvores nativas, priorizando a proteção de nascentes e cursos d’água e promovendo o engajamento da comunidade escolar e famílias da zona rural em ações práticas de sustentabilidade.

A edição piloto foi realizada em 5 de junho de 2025, no Dia Mundial do Meio Ambiente, na Escola Municipal do Monjolinho, na zona rural. Na ocasião, foram distribuídas 300 mudas de espécies nativas para famílias e produtores rurais, além de uma palestra educativa que transformou os alunos em multiplicadores do cuidado ambiental.

Entre os principais benefícios do projeto estão a melhoria da qualidade ambiental, a recuperação de áreas degradadas e a participação ativa da comunidade rural em ações de preservação e sustentabilidade.

Projeto de mapeamento e levantamento de indicadores de cidade inteligente

Outro finalista nasceu da parceria entre a Secretaria de Planejamento Urbano e a Universidade de Taubaté, que deu origem ao projeto de Mapeamento e levantamento de indicadores de cidade inteligente.

A iniciativa foi desenvolvida a fim de reunir, tratar e sistematizar dados municipais para a geração de indicadores de planejamento urbano, que são alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e às normas brasileiras de gestão urbana, que orientam cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes. O projeto encontra-se em andamento e representa um passo estratégico para modernizar a gestão territorial, promovendo inovação, transparência, monitoramento constante e participação cidadã.

O projeto é financiado pelo FMDU (Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano), que utiliza recursos provenientes do pagamento de outorgas onerosas e da legalização de construções.

Sala Verde

A Sala Verde – Centro de Referência em Educação Ambiental é uma política pública que visa à formação continuada de professores como agentes multiplicadores. Por meio de um ciclo formativo anual, que em 2025 conta com cerca de 150 educadores inscritos, a iniciativa promove a discussão de temas como Educação Climática, o potencial das áreas verdes, a escuta das crianças e atividades práticas no contexto escolar (horta, plantio de árvores, entre outras).

Em parceria com o Sesc Taubaté, o programa incentiva o desenvolvimento de projetos e ações nas escolas municipais, impactando milhares de alunos e ajudando a transformar os espaços escolares em ambientes de aprendizagem ativa e sustentáveis.

Entre os temas abordados na Sala Verde estão Educação Climática e o Potencial das Áreas Livres, Áreas Verdes e do Entorno Escolar; Por que Escutar Crianças? Percepções e Imaginários sobre a Natureza; A Criança, a Natureza e o Brincar; Potencialidades das Áreas Verdes: Sonhar Grande, Pensar o Contexto e Começar Agora.

Troca Verde

Lançado em junho de 2025, o projeto Troca Verde permite à população a troca de 1kg de resíduos recicláveis por 1kg de alimentos perecíveis, não perecíveis ou produtos de higiene, unindo educação ambiental e segurança alimentar. Cada participante pode trocar até 10kg de alimentos por pessoa, conforme a disponibilidade dos itens, sem limite para a quantidade de recicláveis entregues.

Foram realizadas quatro edições do programa, que juntas atenderam 201 munícipes e possibilitaram a troca de 736kg de alimentos por 2.301kg de resíduos recicláveis.

Os alimentos são fornecidos pelo Banco de Alimentos, e os recicláveis são destinados corretamente por meio da parceria com a In Tempore Sustentabilidade, startup vinculada ao Hitt (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté), responsável pelo encaminhamento às cooperativas, fortalecendo a economia circular e a inclusão produtiva.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais