
GERAL
Serviços
Vila Aleixo volta a ser patrimônio municipal
Acordo entre prefeitura e Unitau troca o Casarão que pertence à universidade, com o prédio do curso de fisioterapia que hoje é da prefeitura
Em 12/08/2009 12:07 por Guia Taubaté
O Prédio Histórico da Vila Santo Aleixo volta a ser patrimônio municipal. A decisão foi tomada em uma audiência pública de conciliação, no dia 11 de agosto, entre a prefeitura e a Universidade de Taubaté, proprietária do casarão desde 1996.
Durante a audiência, que discutiu a situação do imóvel, foi decidida uma permuta na qual a prefeitura cede o prédio do Departamento de Fisioterapia da Unitau em troca da Vila Aleixo.
O casarão, localizado na Rua Doutor Emilio Winter no centro, próximo à Praça Santa Terezinha, é alvo de denúncias da Defensoria Pública e do Ministério Público de Taubaté, por causa das más condições de conservação.
O prefeito tem 10 dias para formalizar a negociação e tomar medidas emergenciais como limpeza do terreno e vigilância 24 horas para evitar furtos de peças da casa.
Segundo o prefeito após restauração a Vila Aleixo deve se tornar um grande centro cultural.
A Unitau disponibiliza para a prefeitura um projeto de restauro desenvolvido por professores da universidade.
Hoje, 12 de agosto, técnicos da prefeitura já estavam no local para avaliar o casarão, segundo eles a estrutura está precária e não há previsão de quando a restauração deve começar e isso só vai ser avaliado após a entrega do projeto de restauro da Unitau.
Vila Santo Aleixo
Tombada como patrimônio histórico de Taubaté a Vila Aleixo teria sido construída em 1892, não há registros oficias, está em uma área de 2.357 metros quadrados de terreno e 332 metros quadrados de área construída.
O prédio tem grande valor histórico e serviu de casa de verão de Dom Joaquim Arco Verde de Albuquerque Cavalcanti, primeiro cardeal latino-americano.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias

EXPOSIÇÃO