CONFIRA ENTREVISTA Cultura

Ponto de Equilíbrio lança novo CD em Taubaté

Banda de reggae é atração principal nesta sexta-feira, no Porca Miséria; baixista conta em entrevista sobre as novidades do recente trabalho


Em 14/07/2016 16:50 por Mário Pereira


Ponto de Equilíbrio lança novo CD em Taubaté
Banda carioca é destaque na noite desta sexta-feira, em Taubaté (FOTO: João Paulo Racy)
Desentupidora

Desentupimentos e limpeza 24h! Orçamento grátis e sem estresse!

O bar e lanchonete Porca Miséria recebe nesta sexta-feira, 15 de julho, uma das bandas mais tradicionais do reggae nacional. A Ponto de Equilíbrio volta a se apresentar em Taubaté, dessa vez com o novo disco de inéditas “Essa é a nossa música”.

O grupo formado por Hélio Bentes (vocal), Pedrada (baixo), Márcio Sampaio (Guitarra Base), Tiago Caetano (teclado), Rodrigo Fontenele (Percussão), Marcelo Campos (Percussão) e Lucas Kastrup (Bateria), contou com importantes participações no novo álbum.

Além das referências no reggae, como Alexandre Carlo (Natiruts) e o multi-instrumentalista italiano Alborosie, o novo disco do Ponto conta também com Ivete Sangalo, Emicida, Oriente e Gabriel O Pensador.

Em entrevista ao Guia Taubaté, o baixista Pedrada falou sobre a mudança da característica sonora da banda no recém-lançado disco. “A sonoridade mudou bem com a saída do André, guitarrista de grande pegada que imprimia uma característica forte na música. Além disso optamos por ousar em algumas faixas, variando ritmos além do reggae, como MPB, rap, R&B”, afirmou o músico.

Das 14 canções do novo CD, 13 são inéditas e autorais. Destaque para músicas como “Fio da fé”, que abre o disco, “Chances”, que mantém a pegada raiz da banda carioca, e “Nossa Música”, que conta com a participação de Pensador, e já possui um videoclipe com mais de 1,2 milhão de visualizações no YouTube.

Sempre bem recebida no Vale do Paraíba, a Ponto de Equilíbrio conta também com a reciprocidade da banda. “Gostamos muito da região e dos fãs. É uma região que além de muito bonita, guarda o reggae e a banda em seu coração”, contou Pedrada.

Os fãs da Ponto de Equilíbrio que desejam acompanhar o show no Porca Miséria devem ficar atentos. Os ingressos para o show já estão no terceiro lote e custam R$ 35.

Além da banda carioca, apresentam-se nesta sexta-feira, no bar, o grupo de rap Haikaiss e o DJ Sleep. O Porca Miséria está localizado à Rua Joaquim Távora, nº 80, no Centro. A casa abre a partir das 23h. 

Confira abaixo a entrevista completa com o baixista da Ponto de Equilíbrio, Pedrada:

Guia Taubaté: O reggae no Brasil teve seu auge na metade da última década, com vocês, Natiruts, Planta e Raiz, Chimarruts, entre outros. Hoje o gênero perdeu um pouco o espaço para outros ritmos na mídia. Como vocês veem a nova geração do reggae no país e o que esperar para o futuro?
Pedrada: De fato, o ritmo perdeu força na mídia. Porém, está na essência de quem o toca, a resistência. Não sendo necessário este tipo de veículo. Vejo para o futuro bandas cada vez mais conscientes de si, utilizando as novas mídias que também ganharam espaço em relação as tradicionais. Uma coisa é fato, independente da evidência, o Reggae não vai acabar.

GT: A Natiruts lançou recentemente um DVD que reuniu os grandes nomes do reggae nacional, inclusive com o Hélio Bentes. Acreditam que as bandas do gênero estão mais unidas hoje em dia? E qual a importância disso?
Pedrada: Sim, acredito. Uma banda está ajudando a outra. É muito melhor ajudar que atrapalhar ou competir. Isso cria um movimento. "Panelas" sempre irão existir, mas estão diminuindo.

GT: Recentemente vocês lançaram o disco “Essa é a nossa música”. Quais as principais diferenças desse novo trabalho para os antecessores?
Pedrada: A sonoridade mudou bem com a saída do André, guitarrista de grande pegada que imprimia uma característica forte na música. Além disso optamos por ousar em algumas faixas, variando ritmos além do reggae, como MPB, rap, R&B.

GT: O novo álbum conta com participações de Ivete Sangalo, Gabriel O Pensador, Alborosie, Emicida, Oriente e Alexandre Carlo. Como surgiu a ideia de contar com essas vozes no novo projeto?
Pedrada: Veio de um "brainstorming", ouvíamos a canção e pensávamos nas pessoas, não imaginávamos que conseguiríamos todos. Foi acontecendo um a um. Na verdade, ficamos quase dois anos em processo de produção, isso ajudou também.

GT: No novo CD vocês têm a parceria de grandes referências do rap nacional. Há também outros grupos que já repetiram essa união entre o reggae e o rap. Por que essa sintonia tão forte entre os gêneros?
Pedrada: Vem da origem, bebemos na mesma fonte: a música negra, o R&B blues e jazz que começou em meados do século XX nos EUA. Hoje em dia teriam outras também, mas essa é a principal.

GT: Vocês já estão planejando novos trabalhos? Existe a possibilidade de um novo DVD?
Pedrada: Ainda não sabemos dizer ao certo. No momento estamos focados em trabalhar o disco e os videoclipes. Recentemente lançamos o vídeo de “Direitos Iguais”, vale a pena conferir!

GT: No estado de São Paulo, e principalmente em cidades do interior, como Taubaté e Pindamonhangaba, o Ponto de Equilíbrio e o reggae em geral tem um público fiel e identificado. Como vocês veem esse carinho da região com a banda? E o que esperar do show nesta sexta-feira, no Porca Miséria?
Pedrada: Gostamos muito da região e do carinho dos fãs. É uma região que além de muito bonita, guarda o reggae e a banda em seu coração. Quem viu o da última turnê, pode esperar um repertório renovado. Preparamos várias novidades, vai rolar as novas canções mas é claro sem deixar faltar às clássicas e novas versões das antigas.

Desentupidora

Desentupimentos e limpeza 24h! Orçamento grátis e sem estresse!

Empresas Sugeridas para Você

Salão de Beleza

Realce sua beleza com nossos serviços de qualidade! Venha nos visitar!

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Salão de Beleza

Realce sua beleza com nossos serviços de qualidade! Venha nos visitar!

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais