GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)

ADL de outubro mostra risco de epidemia em bairros mais populosos


Áreas ultrapassaram o índice de tranquilidade no IB; CAS inicia mutirões de combate ao Aedes aegypti no próximo sábado, dia 21

ADL de outubro mostra risco de epidemia em bairros mais populosos Bairros de Taubaté correm risco de uma nova epidemia do mosquito Aedes aegypti (Foto: Divulgação/ PMT)
Publicado em 17/10/2017 11h20
por redação/Guia Taubaté

A Análise de Densidade Larvária de outubro trouxe alerta para duas regiões de Taubaté. A ADL realizada pela Prefeitura de Taubaté mostra que bairros populosos correm o risco de uma nova epidemia do mosquito Aedes aegypti no próximo ano. 

O estudo em geral mostra que a ADL de Taubaté foi de 0,8 ponto no IB (Índice Breteau). Segundo o Ministério de Saúde, o índice de tranquilidade é 1,0 ou menos. Acima do nível de 1,5 há risco de epidemia.

Entre as seis áreas divididas, a número 1, que engloba os bairros Jaraguá, Vila São Geraldo, parque São Luiz, Areão, Mourisco, Vila das Graças, Vila Rica, Estiva, Parque Aeroporto, Vilage e Portal Mantiqueira, apresentou IB de 1,8. Acima do nível de tranquilidade também ficou a área 4, dos bairros Independência, Jardim das Nações, Santa Luzia, Jabuticabeira, Jardim Humaitá, Bom Conselho e Centro. 

O melhor resultado na cidade foi apresentado pela área 6, com IB de 0,2. Fazem parte desse grupo os bairros Belém, Cidade de Deus, Jardim Paulista, São Gonçalo, Estoril, Barreiro, Cataguá e Marlene Miranda. 

Durante a ADL foram coletadas amostras em imóveis escolhidos aleatoriamente em todas as regiões da cidade. Foram vistoriados cerca de 3.600 imóveis, média de 600 por área. Os resultados obtidos geram o IB, um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nos locais vistoriados e permite saber em quais regiões da cidade há maior risco de transmissão da dengue. 

Medidas após a ADL
Com base no resultado da ADL, o CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté vai priorizar ações de fiscalização e prevenção em bairros que integram a área 1. 

No próximo sábado, dia 21, serão retomados os mutirões aos finais de semana em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. O bairro Esplanada Santa Terezinha, que integra a região do Mourisco, será vistoriado por 66 pessoas, entre agentes do CAS, ACSs (Agente Comunitário de Saúde), profissionais da Vigilância Sanitária e da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Foram definidos quatro mutirões aos sábados, dos quais dois em outubro e dois em novembro. 

Confira abaixo os números da ADL em 2017: 

Taubaté
Janeiro – 4,9
Julho – 0,5
Outubro – 0,8

Área 01
Jaraguá, Vila São Geraldo, Parque São Luiz, Areão, Mourisco, Vila das Graças, Vila Rica, Estiva, Parque Aeroporto, Vilage, Portal Mantiqueira.
Janeiro – 4,2
Julho – 0,3
Outubro – 1,8

Área 02
Bonfim, Quiririm, Cecap, Santa Tereza, Chácara Flórida
Janeiro – 4,7
Julho – 0,3
Outubro – 0,5

Área 03
Água Quente, Gurilândia, Ana Rosa, Parque Urupês, Santa Clara, Shalon, Vila São José, Maria Augusta, São Carlos
Janeiro – 3,8
Julho – 0,3
Outubro – 0,6

Área 04
Independência, Jardim das Nações, Santa Luzia, Jabuticabeiras, Jardim Humaitá, Bom Conselho, Centro
Janeiro – 6,2
Julho – 0,2
Outubro – 1,2

Área 05
Campos Elíseos, Imaculada, Bosque da Saúde, Jardim América, Terra Nova, Três Marias, Chácara Silvestre
Janeiro – 4,7
Julho – 0,8
Outubro – 0,5

Área 06
Belém, Cidade de Deus, Jardim Paulista, São Gonçalo, Estoril, Barreiro, Cataguá, Marlene Miranda
Janeiro – 5,9
Julho – 1,4
Outubro – 0,2

espaço publicitário do Guia de Empresas
Modo Consultoria Imobiliaria
Imobiliárias

Modo Consultoria Imobiliaria

Uma consultoria imobiliária para cuidar do seu imóvel.

(12) 3026-2...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias