AEDES AEGYPTI Saúde

ADL de outubro mostra risco de epidemia em bairros mais populosos

Áreas ultrapassaram o índice de tranquilidade no IB; CAS inicia mutirões de combate ao Aedes aegypti no próximo sábado, dia 21


Em 17/10/2017 11:20 por redação/Guia Taubaté


ADL de outubro mostra risco de epidemia em bairros mais populosos
Bairros de Taubaté correm risco de uma nova epidemia do mosquito Aedes aegypti (FOTO: Divulgação/ PMT)

A Análise de Densidade Larvária de outubro trouxe alerta para duas regiões de Taubaté. A ADL realizada pela Prefeitura de Taubaté mostra que bairros populosos correm o risco de uma nova epidemia do mosquito Aedes aegypti no próximo ano. 

O estudo em geral mostra que a ADL de Taubaté foi de 0,8 ponto no IB (Índice Breteau). Segundo o Ministério de Saúde, o índice de tranquilidade é 1,0 ou menos. Acima do nível de 1,5 há risco de epidemia.

Entre as seis áreas divididas, a número 1, que engloba os bairros Jaraguá, Vila São Geraldo, parque São Luiz, Areão, Mourisco, Vila das Graças, Vila Rica, Estiva, Parque Aeroporto, Vilage e Portal Mantiqueira, apresentou IB de 1,8. Acima do nível de tranquilidade também ficou a área 4, dos bairros Independência, Jardim das Nações, Santa Luzia, Jabuticabeira, Jardim Humaitá, Bom Conselho e Centro. 

O melhor resultado na cidade foi apresentado pela área 6, com IB de 0,2. Fazem parte desse grupo os bairros Belém, Cidade de Deus, Jardim Paulista, São Gonçalo, Estoril, Barreiro, Cataguá e Marlene Miranda. 

Durante a ADL foram coletadas amostras em imóveis escolhidos aleatoriamente em todas as regiões da cidade. Foram vistoriados cerca de 3.600 imóveis, média de 600 por área. Os resultados obtidos geram o IB, um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nos locais vistoriados e permite saber em quais regiões da cidade há maior risco de transmissão da dengue. 

Medidas após a ADL
Com base no resultado da ADL, o CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté vai priorizar ações de fiscalização e prevenção em bairros que integram a área 1. 

No próximo sábado, dia 21, serão retomados os mutirões aos finais de semana em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. O bairro Esplanada Santa Terezinha, que integra a região do Mourisco, será vistoriado por 66 pessoas, entre agentes do CAS, ACSs (Agente Comunitário de Saúde), profissionais da Vigilância Sanitária e da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Foram definidos quatro mutirões aos sábados, dos quais dois em outubro e dois em novembro. 

Confira abaixo os números da ADL em 2017: 

Taubaté
Janeiro – 4,9
Julho – 0,5
Outubro – 0,8

Área 01
Jaraguá, Vila São Geraldo, Parque São Luiz, Areão, Mourisco, Vila das Graças, Vila Rica, Estiva, Parque Aeroporto, Vilage, Portal Mantiqueira.
Janeiro – 4,2
Julho – 0,3
Outubro – 1,8

Área 02
Bonfim, Quiririm, Cecap, Santa Tereza, Chácara Flórida
Janeiro – 4,7
Julho – 0,3
Outubro – 0,5

Área 03
Água Quente, Gurilândia, Ana Rosa, Parque Urupês, Santa Clara, Shalon, Vila São José, Maria Augusta, São Carlos
Janeiro – 3,8
Julho – 0,3
Outubro – 0,6

Área 04
Independência, Jardim das Nações, Santa Luzia, Jabuticabeiras, Jardim Humaitá, Bom Conselho, Centro
Janeiro – 6,2
Julho – 0,2
Outubro – 1,2

Área 05
Campos Elíseos, Imaculada, Bosque da Saúde, Jardim América, Terra Nova, Três Marias, Chácara Silvestre
Janeiro – 4,7
Julho – 0,8
Outubro – 0,5

Área 06
Belém, Cidade de Deus, Jardim Paulista, São Gonçalo, Estoril, Barreiro, Cataguá, Marlene Miranda
Janeiro – 5,9
Julho – 1,4
Outubro – 0,2

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais