
Unidos do Parque Aeroporto exalta maracatu na volta ao Grupo Especial
Leão presta homenagem à projeto desenvolvido na quadra da escola; agremiação repete 2016 e leva tema cultural para a Avenida do Povo
Em 22/02/2017 19:00 por Mário Pereira

O maracatu vai invadir a Av. do Povo no sábado, 25 de fevereiro. Pelo menos no desfile da Unidos do Parque Aeroporto, que exaltará em seu desfile, o ritmo nascido no estado de Pernambuco.
Depois de garantir o título do Grupo de Acesso em 2016, falando da capoeira, o Leão agora exaltará mais um elemento da cultura brasileira, com raízes no continente africano, na volta ao Grupo Especial. Em entrevista ao Guia Taubaté, Robson Coreógrafo explica a escolha do enredo para o desfile de 2017.
“Na quadra temos um projeto com o Mestre Itajubá. Ele é fundador do projeto Baque do Vale, que foi transferido da região central para dentro da escola de samba. Dentro das discussões de temas, foi apresentada a proposta de falar do maracatu”, afirma. “Por ser um projeto que está sendo desenvolvido dentro da comunidade e abraçado pela diretoria e pelos membros da escola de samba, achamos justo fazer essa homenagem para o maracatu e difundir essa arte”, concluiu.
Apenas pelo samba enredo de 2017 já é possível esperar elemento que retratam o ritmo pernambucano, como Chico Science, um dos idealizadores do movimento manguebeat, que fundiu o maracatu ao rock, hip hop, funk rock e música eletrônica.
“As linguagens [que serão apresentadas na avenida] são voltadas para o maracatu. Não vamos falar apenas sobre Chico Science. A gente vem trazendo essa questão cultural e religiosa. [Contaremos com] Baluartes que foram importantes para manter o maracatu no Recife, em Pernambuco e aqui no Vale do Paraíba, que é referência do Mestre Itajubá para o desenvolvimento do enredo”, contou Robson.
Nos últimos anos, a Unidos do Parque Aeroporto intensificou os projetos culturais em sua quadra, com oficinas e aulas de maracatu, capoeira, boxe, além de eventos culturais. O coreógrafo da escola falou sobre a importância dessas atividades para o carnaval do Leão.
“Para a comunidade a contribuição é muito rica. Houve um enriquecimento cultural muito grande nas pessoas que frequentam a quadra e que tem proximidade com a estrutura local. Os projetos contribuíram pela ideia de ter um polo cultural, um local que as pessoas possam conhecer uma arte pelo qual elas não tinha acesso. O Maracatu era um projeto no Centro e veio para o bairro, próximo da população de bairros carentes, que não teriam esse acesso que a escola está conseguindo trazer”, declarou.
Por fim, Robson Coreógrafo falou sobre ‘riscos’ que a escola apresentará no desfile de sábado. “Toda a escola vem com um processo de inovação. Estamos correndo risco, mas não teria a graça de participar do carnaval e fazer o óbvio. Optamos por correr o risco em comissão de frente, mestre sala e porta bandeira, bateria e com os carros alegóricos”, finalizou.
A Unidos do Parque Aeroporto será a primeira escola do Grupo Especial a desfilar, às 23h30 de sábado, 25 de fevereiro. Acompanhe as principais notícias do Carnaval taubateano aqui, no Guia Taubaté.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
