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Serviço de Taubaté passa a atender pessoas que pensam em suicídio


Cidade apresentou um aumento de 51 casos de tentativa de suicídio em 2018; fone vida funciona no Caps AD, 24 horas por dia, sete dias por semana

Publicado em 14/09/2018 11h33
por Barbara Monteiro (sob supervisão de Mário Pereira)

Desde 2015, o mês de setembro é conhecido como mês amarelo. / Isso porque é realizada uma campanha, promovida pelo governo, que tem o objetivo de alertar as pessoas sobre o risco de suicídio no Brasil e no mundo

Um balanço divulgado pela Prefeitura de Taubaté aponta que o município teve um aumento de 51 casos de tentativa de suicídio somente neste ano, em comparativo a agosto de 2017. Para reforçar o alerta ao problema, a cidade realizará durante o mês, diversas ações em prol da campanha.

“Vamos ter o primeiro fórum de prevenção ao suicídio, que acontece sexta-feira agora, na Câmara Municipal, o dia todo, e é aberto à população. Vamos ter psiquiatra, psicólogo da rede e de fora dela. Fora isso, teremos também o início do fone vida, que passa a atender toda e qualquer demanda de transtorno mental de tristeza, de agonia e de depressão. Além disso, no site da Prefeitura temos um link sobre a cartilha de saúde mental, que fala dos transtornos, das diferenças das pessoas próximas quando está deprimida, do momento em que você tem que procurar ajuda, e dos locais que você pode procurar ajuda”, contou Roberta Gizzi, coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura.

A partir desta sexta-feira, o município passa a contar com um serviço adicional para aqueles que estão precisando de ajuda. Trata-se do Fone Vida, que funciona no Caps AD e passará a atender pessoas que estão passando por alguma dificuldade, como a tentativa de suicídio, por exemplo.

“Como prevalece muito o aumento do suicídio, nós interagimos e fizemos um novo treinamento com a equipe, de escuta qualificada e orientação, e essa equipe que já é qualificada para isso, que seriam os técnicos de enfermagem e os enfermeiro do Caps AD 3 24 horas, vai receber o telefonema, fazer a escuta qualificada, conversar com essa pessoa e orientar o tipo de serviço que ele deve procurar, aonde ele deve ir, inclusive em caso de desespero, a própria equipe pode chamar o Samu e pedir para que leve à UPA central para atendimento psiquiátrico de emergência”, explicou a profissional.

Aqueles que buscam ajuda e desejam falar com o Fone Vida, podem entrar em contato pelo telefone 0800-7801-1122.

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