SETEMBRO AMARELO Saúde

Serviço de Taubaté passa a atender pessoas que pensam em suicídio

Cidade apresentou um aumento de 51 casos de tentativa de suicídio em 2018; fone vida funciona no Caps AD, 24 horas por dia, sete dias por semana


Em 14/09/2018 11:33 por Barbara Monteiro (sob supervisão de Mário Pereira)



Produtos Médicos

Transforme sua saúde com produtos de qualidade e atendimento personalizado!

Desde 2015, o mês de setembro é conhecido como mês amarelo. / Isso porque é realizada uma campanha, promovida pelo governo, que tem o objetivo de alertar as pessoas sobre o risco de suicídio no Brasil e no mundo

Um balanço divulgado pela Prefeitura de Taubaté aponta que o município teve um aumento de 51 casos de tentativa de suicídio somente neste ano, em comparativo a agosto de 2017. Para reforçar o alerta ao problema, a cidade realizará durante o mês, diversas ações em prol da campanha.

“Vamos ter o primeiro fórum de prevenção ao suicídio, que acontece sexta-feira agora, na Câmara Municipal, o dia todo, e é aberto à população. Vamos ter psiquiatra, psicólogo da rede e de fora dela. Fora isso, teremos também o início do fone vida, que passa a atender toda e qualquer demanda de transtorno mental de tristeza, de agonia e de depressão. Além disso, no site da Prefeitura temos um link sobre a cartilha de saúde mental, que fala dos transtornos, das diferenças das pessoas próximas quando está deprimida, do momento em que você tem que procurar ajuda, e dos locais que você pode procurar ajuda”, contou Roberta Gizzi, coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura.

A partir desta sexta-feira, o município passa a contar com um serviço adicional para aqueles que estão precisando de ajuda. Trata-se do Fone Vida, que funciona no Caps AD e passará a atender pessoas que estão passando por alguma dificuldade, como a tentativa de suicídio, por exemplo.

“Como prevalece muito o aumento do suicídio, nós interagimos e fizemos um novo treinamento com a equipe, de escuta qualificada e orientação, e essa equipe que já é qualificada para isso, que seriam os técnicos de enfermagem e os enfermeiro do Caps AD 3 24 horas, vai receber o telefonema, fazer a escuta qualificada, conversar com essa pessoa e orientar o tipo de serviço que ele deve procurar, aonde ele deve ir, inclusive em caso de desespero, a própria equipe pode chamar o Samu e pedir para que leve à UPA central para atendimento psiquiátrico de emergência”, explicou a profissional.

Aqueles que buscam ajuda e desejam falar com o Fone Vida, podem entrar em contato pelo telefone 0800-7801-1122.

Troca de Óleo Automotivo

Cuide do seu carro com troca de óleo de qualidade na Casa do Óleo!

Empresas Sugeridas para Você

Troca de Óleo Automotivo

Cuide do seu carro com troca de óleo de qualidade na Casa do Óleo!

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Docerias

Momentos doces te esperam: experimente nossos bolos e chocolates artesanais!

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais