Anuncie sua empresa no Guia de Empresas

Anuncie
GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)
Publicidade

Taubaté programa atividades especiais no “Outubro Rosa”


Atividades educativas e exames para rastreamento do câncer de mama e colo de útero devem ser realizados neste mês

Taubaté programa atividades especiais no “Outubro Rosa” Prédios públicos e monumentos terão iluminação especial durante o mês (Foto: Divulgação/PMT)
Publicado em 01/10/2019 10h54
por Redação/ Guia Taubaté

A cidade de Taubaté adere em 2019 mais uma vez ao “Outubro Rosa”. A partir desta terça-feira, 1º de outubro, a Prefeitura Municipal promove uma série de atividades educativas, como palestras e orientações, distribuição de material educativo, e exames para rastreamento do câncer de mama e colo do útero.

Durante esse mês, uma iluminação especial também será instalada no Cristo Redentor, Prédio da CTI, Palácio do Bom Conselho e na Secretaria de Saúde de Taubaté.

Até o dia 31 de outubro, as unidades básicas promoverão mutirões de coleta de preventivo, além de exames físicos de mama e solicitação de mamografia. As mulheres devem procurar antecipadamente suas unidades de referência para verificar o cronograma de atividades. Para participar da campanha é preciso levar RG. CPF, cartões SIM e SUS.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Taubaté possui 30.626 mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária de maior risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde, anualmente metade dessas mulheres deve realizar o exame de mamografia. Em 2018, 11.810 mulheres realizaram esse exame de rastreamento, número que aumentou em relação ao ano anterior (6.800). A Prefeitura credita isso às campanhas e buscas ativas dessa população de risco.

Em relação ao câncer de colo do útero, as mulheres entre 25 e 64 anos estão na faixa etária de maior risco para desenvolvimento da doença. A recomendação é que o exame seja realizado a cada três anos. No ano passado, 13.922 mulheres realizaram o rastreamento, número que também aumentou em relação ao ano anterior (11.000).

Ainda sobre o câncer de mama, a expectativa é que a cada ano tenhamos cerca de 59 mil casos em todo o país. Em Taubaté, foram registradas pela Vigilância Epidemiológica 32 mortes por câncer de mama no ano passado.

Para a Prefeitura de Taubaté, é preciso conscientizar sobre a importância da realização dos exames na frequência adequada para detecção precoce do câncer e melhor prognóstico. A administração ainda lembra que a descoberta da doença se dá no início, o que eleva a chance de cura.

espaço publicitário do Guia de Empresas
LM Telas e Redes de Proteção
Redes de Proteção

LM Telas e Redes de Proteção

Redes de proteção para quadras poliesportivas, janelas, sacadas, escadas, piscinas entre outros. Orçamento...

(12) 3011-1...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias