PARATLETISMO Esporte

Taubateanos encerram Parapan de Lima com oito medalhas

Paratletas voltam para município com dois ouros, quatro pratas e dois bronzes


Em 29/08/2019 16:39 por Redação/ Guia Taubaté


Taubateanos encerram Parapan de Lima com oito medalhas
André Rocha conquistou a medalhe de bronze em Arremesso de Peso (FOTO: Daniel Zappe/CPB)

Os paratletas da equipe Programa Esporte Para Todos, de Taubaté, encerram o Parapan de Lima com oito medalhas conquistadas na competição. Os competidores brasileiros voltam para o município com dois ouros, quatro pratas e dois bronzes.

A última medalha de ouro foi conquistada com o paratleta Alessandro da Silva no arremesso de peso (classe F11, para deficientes visuais), na última quarta-feira (28). O taubateano foi o último a abrir as séries de arremessos entre os nove finalistas. Já em sua primeira tentativa o taubateano cravou um ótimo arremesso atingindo 13,10m. A marca já o colocou na liderança com mais de três metros de vantagem sobre o segundo colocado. Ele ainda quebrou o Recorde Parapan Americano, que já era dele, em Toronto 2015, com 12,54m.

Tranquilo na liderança, na segunda rodada Alessandro fez 13,04m. Na terceira tentativa, melhorou sua marca, atingindo 13,17m, quebrando pela segunda vez na prova o Recorde Parapan Americano. Esta foi a segunda medalha de ouro do taubateano na competição, ele já havia conquistado o primeiro lugar no Lançamento de Disco no domingo (25), também quebrando o Recorde Parapan Americano.

O taubateano queimou sua quarta tentativa. Na quinta rodada atingiu novamente os mesmos 13,17m da terceira tentativa. E no sexto e no último arremesso acabou novamente queimando a tentativa.

Fim de prova, Ouro para Alessandro da Silva, com 13,17m e novo Recorde dos Jogos Parapan Americanos. Prata para Antonio Alexis Ortiz, da Argentina, com 10,79m; e Bronze para Edwin Rodriguez, da Colômbia, com 10,73m.

Ainda na quarta-feira, Felipe Gomes conquistou sua segunda medalha de Prata. Desta vez foi nos 100m rasos (classe T11). Em uma final muito dura, que contou inclusive com o atual Recordista Mundial da prova, o norte-americano David Brown, Felipe foi muito bem.
Sua largada não foi a melhor entre os finalistas, mas o paratleta cresceu muito a partir dos 30 metros, acelerando bastante e ultrapassando o americano.

Ele quase alcançou o também brasileiro Lucas Prado, que liderou a prova praticamente o tempo todo. A chegada foi junta dos dois brasileiros, com a decisão tendo que ser feita no "photo finish".

No resultado final ambos cravaram o tempo de 11.25s. A definição foi para a casa milesimal. Lucas Prado fez 11.25 (.244), conquistando o Ouro, enquanto Felipe Gomes 11.25 (.247), ficando com a Prata. O Bronze foi para David Brown, dos EUA, com 11.39s.

Viviane Soares também subiu no pódio com o revezamento 4x100. Na última prova de todo o programa do Paratletismo em Lima, o Brasil levou mais uma medalha, e a velocista taubateana (classe T12), fez parte da conquista da Prata pelo time brasileiro, que completou a prova com o tempo de 49.72s.

O Revezamento Universal 4x100m é composto por paratletas de diversas classes, sendo dois homens e duas mulheres. Além de Viviane e seu guia Newton Vieira, a equipe brasileira contou com Petrúcio Ferreira, Verônica Hipólito e o cadeirante Ariosvaldo "Parré" da Silva.
O Ouro foi para a equipe dos Estados Unidos, que fez 47.94s. O Bronze ficou com o time da Colômbia, com o tempo de 52.69s.

No balanço geral da competição, Alessandro da Silva conquistou ouro no lançamento de disco e arremesso de peso, Viviane Soares ficou com a prata nos 100m, bronze nos 200m e prata no revezamento 4x100.

Já Felipe Gomes foi prata nos 100m e nos 400m e o André Rocha terminou com o bronze no Arremesso de Peso.
 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais