PRESTAÇÃO DE CONTAS Politíca

Secretário fala na Câmara sobre combate ao coronavírus em Taubaté

João Ebram Neto respondeu perguntas envolvendo o enfrentamento ao vírus no município


Em 21/05/2020 20:19 por redação/ Guia Taubaté


Secretário fala na Câmara sobre combate ao coronavírus em Taubaté
João Ebram Neto (à esq.) respondeu aos questionamentos dos vereadores (FOTO: Juliana Almeida)

A Câmara de Taubaté realizou nesta quinta-feira (21) uma audiência para prestação de contas das ações da Secretaria de Saúde no primeiro quadrimestre de 2020, em especial no combate à pandemia do novo coronavírus.

O vereador Jessé Silva (PL) presidiu a audiência, acompanhando das vereadoras Graça (PSD) e Loreny (Cidadania), além do secretário de Saúde, João Ebram Neto, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Danielison Alves.

A vereadora Graça destacou a atuação da Secretaria de Saúde no combate ao coronavírus em Taubaté. Já Loreny cobrou detalhamento na prestação de contas dos gastos nas ações para conter o avanço da Covid-19 no município e solicitou informações sobre testagem da população e distribuição de equipamentos de proteção para profissionais da saúde. Por fim, a parlamentar do Cidadania questionou o investimento feito no call center, segundo o qual foram destinados, segundo Loreny, 30% do total de recursos de combate ao vírus.

O vereador Jessé perguntou sobre o posicionamento das autoridades de saúde de Taubaté em relação ao uso da hidroxicloroquina. O presidente do Comus parabenizou o trabalho que está sendo feito no município para combate à doença.

Em relação à destinação da verba direcionada ao combate à pandemia, o secretário de Saúde afirmou que os dados estão no Portal da Transparência em uma seção especial, que a Secretaria está sendo acompanhada semanalmente pelo Ministério Público (MP) e todas as ações mencionadas nas reuniões.

Sobre os equipamentos de proteção, afirmou que estão sendo disponibilizados e a quantidade conferida. Já sobre as contratações emergenciais, disse que estão sendo cumpridas orientações do Ministério Público e do Tribunal de Contas.

Respondendo ao vereador Jessé, João Ebram Neto afirmou que a hidroxicloroquina está sendo utilizada em pacientes graves com consentimento do paciente ou da família, e colocou a necessidade de agir com cautela e atenção em relação a determinações do Ministério da Saúde e sociedades médicas que norteiam a questão.

A explanação financeira da Secretaria mostrou que, para ações contra a Covid-19, no primeiro quadrimestre, foram destinados R$ 9,2 milhões, a maior parte, ou seja, R$ 5,4 milhões, vindos do Governo Federal. As informações apresentadas na audiência estão disponíveis para consulta no site da Câmara.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais