COVID-19 Saúde

Coronavírus: Pandemia "pode terminar em até dois anos", diz esperar diretor da OMS

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou esperar que a pandemia do coronavírus chegue ao fim em menos de dois anos


Em 24/08/2020 10:58 por BBC Brasil


Coronavírus: Pandemia
Doença matou quase 800 mil pessoas e infectou 23 milhões até o momento (FOTO: Divulgação)

Falando em Genebra, Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou que a gripe de 1918, que ficou conhecida como gripe espanhola e matou 50 milhões de pessoas em todo o mundo, foi superada em dois anos. Ele acrescentou, no entanto, que os avanços atuais da tecnologia podem permitir que o mundo acabe com o vírus em "um tempo mais curto".

"Claro que com mais conectividade o vírus tem mais chances de se espalhar", afirmou. "Mas ao mesmo tempo nós também temos tecnologia para detê-lo, e o conhecimento para isso", ele afirmou, destacando a importância de "união nacional e solidariedade global".

O coronavírus, até agora, matou quase 800 mil pessoas e infectou 23 milhões.

O professor Sir Mark Walport, membro do grupo de aconselhamento científico para emergências (Sage, na sigla em inglês) disse neste sábado que a covid-19 "vai ficar conosco para sempre, de uma maneira ou de outra". "Então, um pouco como a gripe, as pessoas precisarão se revacinar em períodos regulares", afirmou à BBC.

 

O que está acontecendo em outras regiões?

Na sexta, alguns países anunciaram seus picos de casos de covid-19 em meses.

Na Coreia do Sul foram registrados 324 casos novos - o maior total diário desde março.

Assim como na semana anterior, as novas infecções têm sido relacionadas, a igrejas, museus, casas noturnas e bares de karaokê que agora foram fechados na região da capital, Seul.

Alguns países europeus também continuam a registrar aumentos. A Polônia e a Eslováquia anunciaram novo recorde diário de infecções nesta sexta, com 903 casos e 123 casos respectivamente, enquanto Espanha e França têm registrado aumento dramático nos últimos dias.

No Líbano, foi adotado um lockdown parcial de duas semanas depois que o país registrou o número mais alto de casos desde que a pandemia começou. As infecções dobraram desde que uma explosão devastadora na capital Beirute deixou mais de 178 mortos e milhares de feridos no dia 4 de agosto.

O desastre deixou 300 mil pessoas desabrigadas e causou uma pressão intensa no atendimento médico do país.

Na África, a média diária de casos de coronavírus caiu na semana passada, no que o chefe do centro africado de controle e prevenção de doenças, John Nkengasong, interpretou como um "sinal de esperança". A média do continente em um dia caiu para 10,300 mil na semana passada, ante 11 mil na semana anterior.

O Brasil registrou 1.054 mortes e 30.355 casos novos de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) de sexta-feira (21/08).

Com isso, o país chegou a 113.358 óbitos e 3.532.330 infecções causadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

Empresas Sugeridas para Você

Contabilidade

Transforme sua empresa com a contabilidade que faz a diferença!

Contabilidade

Contabilidade em Taubaté: Acelere seu Negócio com Nossos Serviços!

Contabilidade

Confiança e Experiência: Sua Contabilidade em Boas Mãos!

Contabilidade

Transforme sua contabilidade e otimize seus ganhos no marketplace!

Contabilidade

Contabilidade de Confiança: Impulse o Sucesso da Sua Empresa!

Declaração de Imposto de Renda, Contador,

Regularize seu CNPJ e declare seu Imposto de Renda sem complicações!

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais