SOLENIDADE Politíca

Professores são homenageados na Câmara de Taubaté

Entrega do diploma Educador Taubateano foi feita pela comissão criada pelo Legislativo


Em 20/10/2023 13:33 por redação/ Guia Taubaté


Professores são homenageados na Câmara de Taubaté
Vereadores ao lado dos professores homenageados (FOTO: Eduarda Visoto)

A Câmara de Taubaté realizou solenidade no dia 18 para comemorar o Dia do Professor e entregar o Diploma Educador Taubateano do Ano ao profissional que se destacou em sala de aula durante 2022. A cerimônia foi presidida pela vereadora Elisa Representa Taubaté (Cidadania).

Em seu discurso, o vereador Douglas Carbonne (Republicanos) destacou o legado dos professores na formação dos profissionais que estavam sendo homenageados durante a solenidade e elogiou a persistência da categoria. “Vocês nos honram muito e nos dão esperança de um país melhor. Não desistam da educação. Não é fácil fazer educação num país que não acredita no professor, mas nós estamos insistindo na questão do acreditar.”

Foram homenageados os professores Antonio de Andrade Junior, Alexandre Prado Scherma, Lucimara França dos Santos Bandeira e Mônica de Faria Pereira Nader. 

Lucimara se formou em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná em 2018. Ela prestou processo seletivo e iniciou a profissão no ensino fundamental e, em 2019, foi efetivada como escriturária na educação infantil. Atualmente, é professora no berçário da Escola Professor Benedito Oswaldo Salgado e cursa pós-graduação em Neuroeducação e Deficiência Intelectual. 

“Trabalhar na educação, ter esse trabalho reconhecido é muito gratificante, no momento de tantas turbulências, tantas mudanças de paradigmas. Se não fosse pela minha equipe de trabalho, jamais teria esse momento, uma equipe que responde a tudo o que é necessário”, disse Lucimara. 

Antonio decidiu ser professor aos 13 anos e teve que trabalhar no comércio e indústria para custear o ensino superior. Hoje, é formado em História, Arte e Educação Física, além de pós-graduado em Educação Especial, e leciona na Escola Dr. José Marcondes.

“Sou um profissional extremamente emotivo, e não tem como não se envolver com os alunos. Criei o projeto ‘seja alguém para alguém’ e costumo dizer que gosto de ser o primeiro a dar bom dia para os alunos, porque eu sei que muitos não têm esse bom dia”, afirmou Antonio.

A trajetória escolar de Mônica se deu em Taubaté, inclusive o Magistério e a Pedagogia. Ela iniciou a carreira profissional em 1985 e, dez anos depois, ingressou na Escola Jardim das Nações. Durante sua jornada, foi amparada pela família e colegas de trabalho, dos quais busca extrair bons exemplos e condutas para aplicar na formação das crianças.

“Agradeço aos vereadores; à minha família, que me incentiva; à Escola Jardim das Nações, pelo reconhecimento do meu trabalho; às minhas colegas, pelo excelente trabalho desenvolvido em equipe; às pessoas com quem compartilhei e partilhei muito do meu aprendizado; e finalmente, aos meus alunos, que me ensinaram muito e que aprenderam também”, disse Mônica.

Alexandre é professor de patologia geral na Universidade de Taubaté desde 1998. Mestre em biopatologia bucal pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp), integra o Conselho Administrativo da autarquia, é revisor de revistas científicas, autor de livro e artigos, além de ter presidido o Conselho Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento da Unitau.

“Represento todos os professores da Unitau, com os quais compartilho esta homenagem. Hoje, celebramos não só o Dia do Professor, mas também, o poder transformador da educação. Cada professor aqui presente desempenha um papel fundamental na formação de nossos jovens, transmitindo valores, inspirando sonhos e capacitando alunos a alcançarem seu potencial máximo”, discursou Alexandre. 

Diploma

A entrega do diploma Educador Taubateano foi feita pela comissão criada pela Câmara para avaliar os projetos inscritos durante o mês de setembro, com a vereadora Elisa à frente. 

O vencedor foi Josué Ataide Mendes Lobato, da Escola Irmã Celeste, com o trabalho “Leitura na Primeira Infância: Sítio do Pica-Pau Amarelo”. O projeto foi desenvolvido com alunos de quatro e cinco anos e consiste na leitura de um livro de Monteiro Lobato escolhido entre as crianças, roda de conversa e confecção de um vestido de casamento para Narizinho, utilizando materiais diversos, além da produção de livros pelos próprios estudantes.

Ao receber o diploma, Josué estendeu seu agradecimento aos demais profissionais da escola e defendeu investimentos, principalmente, na primeira infância. “A gente precisa de investimento na primeira infância, o quanto é importante que a gente a valorize para o desenvolvimento intelectual e social. Este foi um projeto que a gente construiu com toda a equipe, com a família, e costumo dizer que a escola dá certo quando a gente tem uma comunidade junto, uma gestão democrática e políticas públicas, sem as quais não tem como o educador realizar seu trabalho”, disse Josué.

Além de Josué, concorreram à premiação os professores Ana Caroline Vianna Ribeiro, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Ciomara Elidia de Oliveira Sousa, da Escola Antônio Magalhães Bastos, Fabiana Ferreira Paes, da Escola Professor Mário Cardoso Franco, Fernanda Mara Henrique de Vasconcellos, da Escola Marta Miranda Del Rei, Kelly Cristina Marcon Arcas, da Escola Professor Luiz Augusto da Silva, Luisa Lu Yum Wong Alves, da Escola Antônio Magalhães Bastos, Rosana Rosa Miquelino, da Escola Professor Ernesto de Oliveira Filho, Sabrina de Toledo Morais, do Colégio Progressão, e Willlian Filipe Corrêa, da Escola Antônio Magalhães Bastos. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais