TAUBATÉ EM CANOAS Plantão

Defesa Civil de Taubaté retorna após missão em Canoas

Estima-se que cerca de três mil pessoas e três mil animais foram auxiliados.


Em 27/05/2024 11:22 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Defesa Civil de Taubaté retorna após missão em Canoas
Em uma única operação, mais de 40 animais foram resgatados. (FOTO: Reprodução/Defesa Civil)

Após 15 dias de trabalho, os agentes da Defesa Civil e voluntários de Taubaté que prestaram apoio no Rio Grande do Sul retornaram à cidade. Durante esse período, cerca de três mil pessoas foram ajudadas.

Os trabalhos da Defesa Civil de Taubaté se concentraram no bairro Rio Branco, em Canoas, uma das áreas mais afetadas pela tragédia. "Foi algo que mudou minha vida. Nunca vi nada igual. Quando chegamos, o cenário era de guerra, com pilhas de entulho, lixo, carros e até animais mortos", relatou José Carlos Antunes, gestor da Defesa Civil e coordenador da operação.

A primeira equipe, composta por 42 pessoas, incluindo 11 agentes, 9 veterinários e 22 bombeiros civis e voluntários, chegou ao local em 8 de maio e retornou em 13 de maio. Outra equipe, com quatro agentes da Defesa e dois voluntários, foi enviada em 13 de maio e retornou em 23 de maio. Nove agentes que foram no início permaneceram até o final da missão.

Utilizando barcos, os agentes foram responsáveis pelo resgate de pessoas ilhadas ou desaparecidas. Estima-se que cerca de três mil pessoas e três mil animais foram auxiliados. Em uma única operação, mais de 40 animais foram resgatados.

Antunes destacou dois atendimentos marcantes: "Resgatamos a receita médica de um menino autista em uma área perigosa e ajudamos um idoso a encontrar uma caixinha de música que ele queria dar de presente ao filho. Esses momentos nos lembram da importância das pequenas coisas na vida”.

Resgate de Animais

Além das pessoas, as equipes resgataram mais de três mil animais. "Usávamos barcos para procurar os animais. Alguns estavam em cima das casas e, quando não conseguíamos resgatá-los, deixávamos ração e tentávamos voltar depois", explicou a veterinária Natália Pena. Entre os animais resgatados, uma vira-lata chamada Meg foi trazida para Taubaté. "Eu me apaixonei por ela no primeiro turno", relembra Natália, que mantém contato com os tutores de Meg e pretende devolvê-la quando se estabilizarem.

Tragédia no Rio Grande do Sul

Desde o final de abril, o Rio Grande do Sul sofre com enchentes causadas por fortes chuvas. Maio foi o mês mais chuvoso em Porto Alegre em mais de um século, conforme levantamento do Clima Tempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mais de 160 pessoas perderam a vida devido aos temporais desde 29 de abril.

Além da Defesa Civil, militares do Comando de Aviação do Exército (Cavex) de Taubaté também estão atuando nas operações, com nove aeronaves e cerca de 80 militares focados em ações de busca e salvamento. Não há previsão de retorno para Taubaté.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais