FURTOS NA REGIÃO CENTRAL Plantão

Comerciantes de Taubaté criam grupo de vigilância solidária para combater roubos

Na região central, somente esse mês, sofreu três tentativas e um roubo. Por falta de segurança, os próprios comerciantes passaram a se alertar.


Em 04/06/2024 19:00 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Comerciantes de Taubaté criam grupo de vigilância solidária para combater roubos
Comerciantes de Taubaté criam grupo de vigilância solidária para combater roubos (FOTO: Fernanda Bueno / Redação Guia Taubaté)

Preocupados com o aumento de furtos e tentativas de roubo na Rua Duque de Caxias, na região central de Taubaté, comerciantes tomaram uma iniciativa coletiva para aumentar a segurança, principalmente devido à falta de rondas policiais. A frequência dos incidentes levou os lojistas a criarem um grupo de vigilância solidária para se comunicarem e monitorarem a área.

Somente neste mês, foram registradas três tentativas de furto e um roubo a uma loja de roupas. Segundo os funcionários do estabelecimento, os assaltantes entraram pelos fundos utilizando uma mangueira e furtaram um celular, um notebook e o estoque de roupas. A proprietária entrou em contato com a polícia e a guarda civil, mas não obteve retorno, registrando apenas um boletim de ocorrência.

Com a criação do grupo, os comerciantes conseguem compartilhar informações rapidamente e agir de forma mais coordenada para prevenir novos crimes e garantir a segurança de seus estabelecimentos.

Na apuração do Guia Taubaté, diversos funcionários relataram que, mesmo com a presença da Guarda Civil Municipal na Praça Dom Epaminondas, eles não se sentem seguros, principalmente pela falta de fiscalização e rondas pela rua. Além disso, a maioria também ressaltou que a movimentação começa a se tornar perigosa à noite, e aos sábados, depois das 13h.

Embora as outras lojas que sofreram tentativas de furto não tenham registrado perdas, a preocupação entre os comerciantes da rua permaneceu. Além dessas tentativas, nesta semana, outras lojas relataram a utilização de dinheiro falso, ameaças por telefone e problemas com moradores de rua que não respeitam os estabelecimentos.

Em uma loja da rua, foi colocado um aviso de vizinhança solidária, e para os moradores que passam pelo local desrespeitando os funcionários e jogando lixo na rua, foi colocada uma faixa para não sentar.

 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais