FORMATURA COM CONFUSÃO Plantão

Festa de formatura em Taubaté resulta em 400 pessoas intoxicadas

A festa ocorreu no dia 6 de julho e as vítimas apresentaram sintomas de gastroenterite aguda, com alguns necessitando de atendimento hospitalar.


Em 16/07/2024 10:08 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Festa de formatura em Taubaté resulta em 400 pessoas intoxicadas
Festa de formatura em Taubaté resulta em 400 pessoas intoxicadas (FOTO: Freepik)

Uma festa de formatura da turma de medicina da Unitau (Universidade de Taubaté), que ocorreu no dia 6 de julho, no Palácio de Cristal, terminou em confusão e hospitalização para convidados. Segundo os formandos, pelo menos 400 pessoas sofreram de intoxicação alimentar, representando um quarto de todos os convidados do evento.

As vítimas apresentaram sintomas de gastroenterite aguda, com alguns necessitando de atendimento hospitalar. Suspeita-se que a contaminação tenha sido causada pela alimentação servida no evento.

"É um momento tão especial, e acaba acontecendo isso", lamentou Judy Auada, estudante que levou 37 convidados, dos quais 15 passaram mal. Seu pai e namorado foram atingidos. "Eu também fiquei mal, mas como são quatro dias de festa, achei que era cansaço. Meu pai ainda conseguiu ir para a loja, mas meu namorado passou muito mal, ficou prostrado e teve febre", relatou Judy.

Três pessoas foram hospitalizadas, com um dos pacientes em estado grave, diagnosticado com norovírus, causador da gastroenterite.

"Conversando com meus colegas, descobri que a infecção foi generalizada, com um total de 406 convidados contaminados, apresentando os mesmos sintomas. Busquei atendimento médico e perdi trabalhos agendados. Alguns colegas sofreram incontinência fecal, passando por constrangimentos no trabalho", escreveu uma formanda no site Reclame Aqui.

"Minha família desembolsou mais de R$ 40 mil para essa festa! O retorno da empresa foi apenas uma nota de solidariedade", disse a jovem.

A Celebra Formaturas, organizadora do evento, em resposta, informou que uma nutricionista acompanhou toda a festa e o manuseio dos alimentos. "Não se pode afirmar categoricamente que os sintomas manifestados pelos convidados são decorrentes do bufê servido", disse a empresa.

"Iniciamos uma investigação interna em parceria com nosso fornecedor de buffet. Estamos aguardando os resultados das análises e das investigações das autoridades de saúde para entender melhor a situação", afirmou a Celebra.

No site Reclame Aqui, a empresa também se manifestou: "Lamentamos os sintomas apresentados pelos participantes do evento. Contudo, a investigação ainda está em andamento e não há uma conclusão definitiva sobre a causa da disseminação do agente."

A Secretaria de Saúde do município foi acionada, mas ainda não há uma conclusão definitiva sobre a causa da intoxicação.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais