Escritores do Vale do Paraíba vencem duas categorias do Prêmio Jabuti 2025
André Kondo, que mora em Taubaté, foi o vencedor da categoria juvenil, enquanto Daniel Munduruku, de Lorena, levou a categoria infantil. A região teve ainda um outro finalista.
Em 29/10/2025 09:00 por Redação Guia Taubaté
Dois escritores do Vale do Paraíba foram vencedores de categorias no Prêmio Jabuti 2025, realizado na noite desta segunda-feira (27), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
André Kondo, que mora em Taubaté, foi eleito vencedor da categoria Juvenil com o livro ‘O Silêncio de Kazuki’.
O livro conta a história do pai de André, um japonês que lutou na Segunda Guerra Mundial e se mudou para o Brasil após a derrota do Japão. Além de relatar uma batalha recente do pai contra um câncer, a obra foca na relação de idas e vindas entre os dois, por conta de uma resistência do japonês ao sonho de filho de ser escritor.
“Durante a cerimônia, quando eu subi no palco, (percebi que) tudo o que passei para me tornar um escritor se concretizou. Esse prêmio não é meu, é resultado de tudo o que eu vivi lá atrás e de todas as pessoas que me apoiaram e duvidaram de mim. O conjunto de vivências que passei me trouxeram para esse momento”, afirma Kondo.
Já Daniel Munduruku, de Lorena, levou a categoria Infantil com o livro ‘Estações’, que fala sobre o tempo e compara a natureza com a vida.
"Eu sempre trouxe comigo, nas minhas palestras e falas, essa comparação entre as estações do ano e as estações da vida. Procurando lembrar para as pessoas que nós somos natureza. Ser natureza significa passar, como passam as estações. Mas elas passam e deixam sua contribuição para a estação seguinte”, disse Munduruku.
O escritor, que já havia sido premiado no Jabuti outras duas vezes, afirma que a vitória deste ano foi a mais especial.
“Esse ano marcou mais, talvez porque eu tivesse menos expectativa de vencer. E acho que esse conteúdo que o livro apresenta fala muito sobre minha alma e espírito de indígena”, completou.
Além dos vencedores, a região teve também um finalista. Ricardo Martins, de São José dos Campos e que atualmente mora em Ubatuba, foi à final da categoria Artes com o livro ‘Os Últimos Filhos da Floresta’, mas não levou o prêmio.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
















