IPTU em Taubaté pode ter aumento médio de 99% a partir de 2026
Todas as mudanças dependem da atualização da planta genérica de valores imobiliários. O projeto está na Câmara e ainda não tem data para ser votado pelos vereadores.
Em 08/11/2025 16:35 por Redação Guia Taubaté
A Prefeitura de Taubaté informou, nesta sexta-feira (7), quais são os bairros que vão ter maior percentual médio de aumento no IPTU, caso seja aprovada a nova Planta Genérica de Valores Imobiliários, índice que é usado como base de cálculo do imposto.
A revisão da Planta Genérica de Valores, proposta pela Prefeitura de Taubaté, pode provocar um aumento médio de 99% no IPTU na cidade.
No bairro Cataguá, o aumento médio previsto é de 370%. Em seguida, vem a zona rural, com 315%, e Registro, com 247%. Itapecerica, com 191%, e Quiririm, com 164%, completam a lista das cinco maiores altas.
Entre as menores altas médias, estão Santa Luzia, com um aumento de 47%; Monção, com 52%, Cavarucanguera, com 53%; Independência, com 62%, e Centro, com 73%.
A planta genética de valores é como se fosse um mapa, só que ao invés de mostrar as direções, ela indica qual o valor de cada imóvel na cidade. E isso é usado na hora de calcular o IPTU.
Segundo a prefeitura, há quase 30 anos esse mapa está desatualizado, o que gera imprecisão na hora de cobrar o imposto. Na prática, a cidade, que já está endividada, está deixando de arrecadar.
Para reduzir o impacto, o reajuste no IPTU será escalonado e limitado a 20% do valor referente ao ano anterior, acrescido da correção monetária do período.
A prefeitura afirmou que ainda não tem o reajuste rua por rua, mas mesmo sendo um aumento médio, a possibilidade de pagar mais caro no IPTU preocupa a população.
A prefeitura de Taubaté explicou também que, dos 142 mil imóveis, quase 10 mil podem ter redução superior a 10% em relação ao que pagam atualmente.
Para outros 4,5 mil, a redução deverá ser de até 10% e quase 700 não devem ter alterações.
Todas as mudanças dependem da atualização da planta genérica de valores. O projeto está na Câmara e ainda não tem data para ser votado pelos vereadores.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
















