
Câmara de Taubaté aprova validade indeterminada de laudos para pessoas com autismo
Projeto de lei do vereador Diego Fonseca (PL) garante que documentos médicos não precisem ser renovados para acesso a benefícios previstos na legislação; proposta aguarda sanção do prefeito.
Em 21/08/2025 09:05 por Redação Guia Taubaté

A Câmara Municipal de Taubaté aprovou, em duas votações realizadas no dia 19, o Projeto de Lei nº 37/2023, de autoria do vereador Diego Fonseca (PL). A medida estabelece que laudos médicos que atestem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), emitidos tanto por especialistas da rede pública quanto particular, terão validade indeterminada para fins de acesso a benefícios previstos em lei.
A condição tem causas hereditárias na maioria das vezes, mas fatores ambientais também podem impactar o desenvolvimento do feto, como estresse, infecções, exposição a substâncias tóxicas, complicações durante a gravidez e desequilíbrios metabólicos.
Independentemente da causa, o parlamentar aponta, em sua justificativa, que uma pessoa com TEA não consegue “se curar” do distúrbio, portanto seria desnecessária a exigência de atualização do laudo de tempos em tempos.
Diego reforça que “a importância de ajudar os familiares e compreender a difícil situação de ter um filho autista deve ser uma prática nas instituições”.
Com a aprovação em plenário, o texto segue agora para sanção do prefeito.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
