DIREITOS SOCIAIS Politíca

Câmara de Taubaté aprova validade indeterminada de laudos para pessoas com autismo

Projeto de lei do vereador Diego Fonseca (PL) garante que documentos médicos não precisem ser renovados para acesso a benefícios previstos na legislação; proposta aguarda sanção do prefeito.


Em 21/08/2025 09:05 por Redação Guia Taubaté


Câmara de Taubaté aprova validade indeterminada de laudos para pessoas com autismo
Câmara de Taubaté aprova validade indeterminada de laudos para pessoas com autismo (FOTO: Imprensa CMT)

A Câmara Municipal de Taubaté aprovou, em duas votações realizadas no dia 19, o Projeto de Lei nº 37/2023, de autoria do vereador Diego Fonseca (PL). A medida estabelece que laudos médicos que atestem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), emitidos tanto por especialistas da rede pública quanto particular, terão validade indeterminada para fins de acesso a benefícios previstos em lei.

A condição tem causas hereditárias na maioria das vezes, mas fatores ambientais também podem impactar o desenvolvimento do feto, como estresse, infecções, exposição a substâncias tóxicas, complicações durante a gravidez e desequilíbrios metabólicos.

Independentemente da causa, o parlamentar aponta, em sua justificativa, que uma pessoa com TEA não consegue “se curar” do distúrbio, portanto seria desnecessária a exigência de atualização do laudo de tempos em tempos. 

Diego reforça que “a importância de ajudar os familiares e compreender a difícil situação de ter um filho autista deve ser uma prática nas instituições”.

Com a aprovação em plenário, o texto segue agora para sanção do prefeito.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais