
Comércio deve fechar ano com aumento nas vendas, mas baixa em empregos
Montante deve ser 6% maior se comparado a 2017; número de desligamentos é superior ao de admissões entre os varejistas
Em 16/12/2018 09:58 por redação/Guia Taubaté

O comércio varejista aposta nas vendas de fim de ano para encerrar o ano com alta de 6% em comparação a 2017. Isso é o que indica o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), que estima um aumento de 3% nas vendas do mês de dezembro, se comparado o mesmo período do ano passado.
Para 2018, as vendas devem atingir um montante de R$ 33,3 bilhões, 6% maior comparado a 2017, quando o faturamento foi de R$ 31,3 bilhões.
Dessa forma, a região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, terá a nona maior participação nas vendas do varejo paulista entre as 16 regiões avaliadas pela Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV).
Emprego
Apesar da melhor nas vendas, o número de empregos formais caiu em relação ao último ano. A projeção até o fim do ano é de um saldo negativo de 41 de trabalho, resultado de 44.228 admissões contra 44.269 desligamentos. Com isso, o estoque ativo do setor na região chegará aos 101.747 trabalhadores formais, próximo ao visto no fim de 2017.
Entre as nove atividades analisadas pela FecomercioSP, as de supermercados e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos deverão liderar entre as que criaram vagas. Em contrapartida, os setores de lojas de vestuário, tecidos e calçados e de outras atividades serão os destaques negativos, com extinção de 512 e 163 vínculos consecutivamente.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
