30% ENTRE MAIO E JULHO Economia

Proposta para redução da jornada é votada por trabalhadores da VW

Montadora confirma acordo junto aos sindicatos das fábricas; volta às fábricas está marcada para dia 18 de maio


Em 20/04/2020 12:58 por redação/ Guia Taubaté


Proposta para redução da jornada é votada por trabalhadores da VW
Trabalhadores estão em casa desde o dia 23 de março (FOTO: Arquivo/ Volkswagen)

A segunda-feira (20) é de votação entre os trabalhadores da Volkswagen de Taubaté. Em assembleia virtual, os funcionários da montadora vão definir um acordo com o intuito de preservar empregos e salários. A proposta está sendo votada pelo site do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e região (Sindmetau) até as 18h.

Segundo a categoria, o acordo foi construído após reuniões entre o Comitê Nacional dos Trabalhadores da Volkswagen, Sindmetau e sindicatos de São Carlos, ABC e Curitiba, além de diretores das fábricas.

Esse acordo estabelece uma redução de 30% de jornada durante os meses de maio, junho e julho deste ano, com retorno ao trabalho previsto para 18 de maio. Durante esse período, os trabalhadores receberão mensalmente uma remuneração correspondente a 100% do salário líquido, com uma composição de valores pagos pela empresa e recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador)

O acordo também determina que a primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) seja paga em maio. O valor será correspondente a 42% da PLR de 2019. Os 8% restantes serão pagos em dezembro, juntamente com a segunda parcela.

"Outro ponto que será votado é um ajuste no banco de horas, que tem seu fechamento feito no mês de maio. Mas diante de um cenário onde teremos que utilizar muitas ferramentas de flexibilidade, estaremos votando que o fechamento do banco de horas seja transferido para janeiro de 2021", explica o presidente do Sindmetau, Claudio Batista.

Os parâmetros do acordo não terão impacto no cálculo de férias ou 13º salário. Além disso, a proposta prevê a efetivação de alunos do Senai que estão em contrato temporário na fábrica de Taubaté.

Volta ao trabalho
Para o retorno ao trabalho, no dia 18 de maio, serão adotadas uma série de ações preventivas para reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus. Entre essas medidas estão adaptações na linha de produção, nos refeitórios e no transporte dos trabalhadores. O objetivo é aumentar a distância entre os funcionários e evitar aglomerações.

Além do reforço na higienização e da utilização de equipamentos de proteção, o protocolo incluirá ainda a medição da temperatura corporal dos funcionários. Todas as ações serão detalhadas e apresentadas posteriormente aos trabalhadores por meio de informativos e treinamentos.

Trabalhadores em casa
Os 3.100 trabalhadores da produção da VW Taubaté estão em casa desde o dia 23 de março, quando foram liberados por meio de banco de horas e férias coletivas. A previsão inicial era de que retornassem em 14 de abril.

Mas as precauções com a pandemia de coronavírus motivaram uma primeira ampliação do prazo para 4 de maio. Após análise de mercado da VW, e novas negociações com os Sindicatos Metalúrgicos, ficou estabelecida a proposta de retorno ao trabalho para o dia 18 de maio, com redução de 30% da jornada até o fim de julho.

Montadora confirma acordo
A Volkswagen confirmou a proposta de acordo junto aos sindicatos das fábricas e aguarda a votação dos trabalhadores.

Segundo a montadora, o governo proverá o Benefício Emergencial de Preservação de Emprego e da Renda, que será pago ao emprego envolvido – no importe de 25% do seguro-desemprego a que o empregado teria direito nos termos do art. 5º da Lei 7.998/90, que corresponde ao valor de R$ 453,36.

A empresa complementará esse valor para recomposição do salário líquido do empregado antes da redução.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais