ESPECIAL CORONA VÍRUS

Acesse
GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)
Publicidade

Proposta para redução da jornada é votada por trabalhadores da VW


Montadora confirma acordo junto aos sindicatos das fábricas; volta às fábricas está marcada para dia 18 de maio

Proposta para redução da jornada é votada por trabalhadores da VW Trabalhadores estão em casa desde o dia 23 de março (Foto: Arquivo/ Volkswagen)
Publicado em 20/04/2020 12h58
por redação/ Guia Taubaté

A segunda-feira (20) é de votação entre os trabalhadores da Volkswagen de Taubaté. Em assembleia virtual, os funcionários da montadora vão definir um acordo com o intuito de preservar empregos e salários. A proposta está sendo votada pelo site do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e região (Sindmetau) até as 18h.

Segundo a categoria, o acordo foi construído após reuniões entre o Comitê Nacional dos Trabalhadores da Volkswagen, Sindmetau e sindicatos de São Carlos, ABC e Curitiba, além de diretores das fábricas.

Esse acordo estabelece uma redução de 30% de jornada durante os meses de maio, junho e julho deste ano, com retorno ao trabalho previsto para 18 de maio. Durante esse período, os trabalhadores receberão mensalmente uma remuneração correspondente a 100% do salário líquido, com uma composição de valores pagos pela empresa e recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador)

O acordo também determina que a primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) seja paga em maio. O valor será correspondente a 42% da PLR de 2019. Os 8% restantes serão pagos em dezembro, juntamente com a segunda parcela.

"Outro ponto que será votado é um ajuste no banco de horas, que tem seu fechamento feito no mês de maio. Mas diante de um cenário onde teremos que utilizar muitas ferramentas de flexibilidade, estaremos votando que o fechamento do banco de horas seja transferido para janeiro de 2021", explica o presidente do Sindmetau, Claudio Batista.

Os parâmetros do acordo não terão impacto no cálculo de férias ou 13º salário. Além disso, a proposta prevê a efetivação de alunos do Senai que estão em contrato temporário na fábrica de Taubaté.

Volta ao trabalho
Para o retorno ao trabalho, no dia 18 de maio, serão adotadas uma série de ações preventivas para reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus. Entre essas medidas estão adaptações na linha de produção, nos refeitórios e no transporte dos trabalhadores. O objetivo é aumentar a distância entre os funcionários e evitar aglomerações.

Além do reforço na higienização e da utilização de equipamentos de proteção, o protocolo incluirá ainda a medição da temperatura corporal dos funcionários. Todas as ações serão detalhadas e apresentadas posteriormente aos trabalhadores por meio de informativos e treinamentos.

Trabalhadores em casa
Os 3.100 trabalhadores da produção da VW Taubaté estão em casa desde o dia 23 de março, quando foram liberados por meio de banco de horas e férias coletivas. A previsão inicial era de que retornassem em 14 de abril.

Mas as precauções com a pandemia de coronavírus motivaram uma primeira ampliação do prazo para 4 de maio. Após análise de mercado da VW, e novas negociações com os Sindicatos Metalúrgicos, ficou estabelecida a proposta de retorno ao trabalho para o dia 18 de maio, com redução de 30% da jornada até o fim de julho.

Montadora confirma acordo
A Volkswagen confirmou a proposta de acordo junto aos sindicatos das fábricas e aguarda a votação dos trabalhadores.

Segundo a montadora, o governo proverá o Benefício Emergencial de Preservação de Emprego e da Renda, que será pago ao emprego envolvido – no importe de 25% do seguro-desemprego a que o empregado teria direito nos termos do art. 5º da Lei 7.998/90, que corresponde ao valor de R$ 453,36.

A empresa complementará esse valor para recomposição do salário líquido do empregado antes da redução.

espaço publicitário do Guia de Empresas
Bilili Corretora de Seguros
Corretoras de Seguro

Bilili Corretora de Seguros

Seguro de vida e também para automóveis, residência, empresarial e outros.

(12) 3633-6...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias