CRIME Plantão

Operação Policial em Taubaté descobre furto de energia em padaria no Bairro Cidade Jardim

A prática ilegal traz riscos à segurança, prejudica a qualidade do fornecimento de energia e gera prejuízos para toda a sociedade.


Em 22/01/2025 11:00 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté


Operação Policial em Taubaté descobre furto de energia em padaria no Bairro Cidade Jardim
Operação Policial em Taubaté descobre furto de energia em padaria no Bairro Cidade Jardim (FOTO: Divulgação/EDP)

Na terça-feira (21), uma operação policial realizada em conjunto com a EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, flagrou a prática de furto de energia em uma padaria localizada no bairro Cidade Jardim, em Taubaté.

Durante a ação, os técnicos da EDP identificaram o desvio na energia. A estimativa é que o prejuízo causado pela fraude seja de aproximadamente R$ 15 mil. O local foi periciado pela Polícia Científica logo após a constatação do crime.

O responsável pelo estabelecimento foi autuado em flagrante e conduzido para a delegacia para esclarecimentos. Ele responderá pelo crime de furto de energia, conforme previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa". 

Além do processo criminal, o proprietário será responsável pela cobrança de toda a energia não faturada durante o período da irregularidade, além do custo administrativo, conforme a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A EDP reforça os perigos envolvidos nas fraudes de energia, muitas vezes realizadas de maneira amadora e sem os devidos cuidados de segurança, colocando em risco tanto os responsáveis pela ação quanto o entorno.

Essas fraudes podem causar sobrecarga na rede elétrica, prejudicando o fornecimento de energia para a população, além de danificar equipamentos elétricos devido à queda na qualidade da energia.

Outro impacto significativo é o prejuízo para toda a sociedade. As fraudes reduzem a arrecadação de impostos provenientes das contas de energia, fundos que poderiam ser direcionados para áreas essenciais como saúde e educação. 

Além disso, conforme as normas da Aneel, as perdas elétricas são refletidas na composição das tarifas de energia, o que significa que o custo da energia furtada acaba sendo parcialmente repassado a todos os usuários da rede elétrica.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais