
Prefeitura de Taubaté sanciona lei que permite novos empréstimos
Segundo a prefeitura, o objetivo do projeto é reforçar a transparência fiscal, promover o equilíbrio das contas públicas e viabilizar a renegociação de dívidas.
Em 03/10/2025 12:45 por Redação Guia Taubaté

A Prefeitura de Taubaté sancionou a lei que permite novos empréstimos com a União como fiadora. O projeto, que havia sido aprovado pelos vereadores na terça-feira (30), foi sancionado nesta quinta (2).
O texto autoriza a prefeitura a aderir dois programas do governo federal para medidas de equilíbrio fiscal. Na prática, a lei cria condições para contratação de novos empréstimos com a União como fiadora.
Os programas são:
- Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal (PAF)
- Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF)
O prazo para prefeitura aderir aos programas junto ao Tesouro Nacional é o fim de outubro. Para isso, também é necessário que o município se comprometa a adotar três medidas de uma lista proposta pela Secretaria Nacional do Tesouro para promover cortes de gastos.
Na primeira delas, a administração municipal afirma que já fez: a renegociação de dívidas com os credores. As outras duas incluem um teto de gastos no orçamento do próximo ano e a mudanças no regime de previdência complementar dos servidores públicos. As duas últimas ainda dependem de aprovações da Câmara de Vereadeores.
O objetivo da prefeitura é fazer novos empréstimos, com a intenção de alongar o prazo das dívidas. A principal preocupação da prefeitura é atualmente com a próxima parcela do empréstimo do CAF, de 5 milhões de dólares, que vence em dezembro - leia mais abaixo.
A dívida da Prefeitura de Taubaté com a União é de R$ 242,9 milhões, colocando-a como o município brasileiro com a maior dívida junto à União, segundo dados do Tesouro Nacional.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
